Sincronização

Sincronização - Importar dados de um banco para outro

O evento “Importar dados de um banco para outro”, dentro do agrupador de sincronização, é utilizado para quando são necessárias a busca e importação de informações de determinado banco de dados, para outro.

image-1643892363776.png

SELECT cod_cidade, 
       nome 
  FROM cad_cidades
SELECT 1 
  FROM cidade 
 WHERE idcidade = :cod_cidade

Considerando que os dados carregados do banco de origem possuem um campo chamado "cod_cidade", o qual irá alimentar o parâmetro ":cod_cidade" do SQL de verificação;

INSERT INTO cidade (idcidade, descricao) 
VALUES  (:cod_cidade, :nome)

Considerando que os dados carregados do banco de origem possuem um campo chamado "cod_cidade" e outro chamado "nome", os quais irão alimentar os parâmetros ":cod_cidade" e ":nome" do SQL de inserção;

UPDATE cidade 
   SET descricao = :nome 
 WHERE idcidade = :cod_cidade

Considerando que os dados carregados do banco de origem possuem um campo chamado "cod_cidade" e outro chamado "nome", os quais irão alimentar os parâmetros ":cod_cidade" e ":nome" do SQL de atualização;

Após processar a sincronização de todos os registros, confirma a transação no banco de dados de destino (commit) ou reverte todas as alterações em caso de falha (rollback).

Sincronização - Importar dados Excel

Caso você tenha uma planilha Excel de onde deseja extrair informações para o DOX, poderá utilizar o evento Importar Dados Excel para trazer essas informações. Depois de importado para o BPM o usuário pode utilizar essas informações em sua gestão juntamente com a ferramenta. 

Aba 1: 

image-1643893397736.png

Aba 2: 

image-1643893435625.png

Em um processo BPM por exemplo:

image-1644411277551.png

Evento configurado: 

image-1644411318149.png

Campo "Tipo de importação": Neste campo você pode informar se quer importar células especificas ou o planilha inteira, caso selecione a planilha inteira vale ressaltar que o evento irá criar uma tabela no banco como por exemplo EXL_ por padrão é o nome informado na aba de Importar planilha inteira.

Caso opte por essa opção a primeira linha do arquivo corresponde ao nome das colunas e a segunda para baixo os dados. Caso deixe a opção de células específica você deve informar o numero da linha e qual coluna está o dado, como na imagem abaixo, o tipo que essa informação será salva, casas decimais caso seja um dado do tipo valor e para qual variável ele irá colocar a informação do arquivo

Formulários do BPM mostrado na primeira imagem:

image-1644416499661.png

Ao entrar na atividade o evento irá importar os dados para as variáveis que foi configurada, desse modo, quando o usuário abrir o processo os formulários já estarão com os valores da planilha Excel. Se o Excel tiver vários dados e você precisar importar todos eles, o correto seria para uma variável do tipo grade de dados ao selecionar o tipo de importar a planilha inteira.

EXEMPLO: 

Ao  entrar na primeira atividade é importada a planilha inteira e o sistema irá criar uma tabela com os dados no banco, EXL_TESTE por exemplo, na segunda atividade criada você usaria o seguinte evento:

Neste evento teria um SQL que consultaria tabela para retornar os dados e armazenar em uma variável do tipo grade de dados e está estar vinculada a um formulário do tipo grade de dados com os campos criados correspondente aos nomes da coluna da tabela de cada campo.

Sincronização - Importar dados arquivo texto

Eventos deste tipo são utilizados em casos onde determinados dados de um arquivo de texto precisam ser importados para o sistema. Por exemplo, você tem uma lista de itens que deve ser baixada como um arquivo texto. Este evento irá realizar a importação desta lista para o sistema de acordo com o delimitador utilizado no arquivo de texto.

image-1643893722350.png

 


Revisão #4
Criado 3 February 2022 09:33:00 por Nicolly Andrielly
Atualizado 9 February 2022 11:27:18 por Nicolly Andrielly