NFC-e
- Problemas recorrentes NFC-e
- Como saber se a NFC-e foi faturada
- Rel. Gerencial (NFC-e)
- Habilitar Emissão de NFC-E para o Estado de Santa Catarina
Problemas recorrentes NFC-e
Ocorrências frequentes
- Não foi alterado o número de série integrador, gerando problema onde a nota não transmite. Deve-se verificar sempre se a venda foi feita com aquele mesmo número de série e de caixa.
- COO foi resetado (por reinstalação ou foi apagado o que está na pasta cadastro). Deve-se ir no menu do PDV 5 -> 7 e alterar o COO para o último emitido.
- Erro na impressão em impressora térmica, pois não está configurada corretamente. Deve-se verificar se no cadastro de ECF está informado corretamente o Modelo, porta e velocidade.
- Quando a impressora não imprimir o QR Code, realizar a atualização do firmware dela.
Como saber se a NFC-e foi faturada
NFC-e não exportada ou transmitida
Muitas vezes ocorre o problema em uma nota fiscal de consumidor que foi finalizada mas não foi exportada para o ERP. Nesse caso, a venda não “ocorreu”. Se a venda não envolver pagamento com TEF, o cliente pode gerar a venda novamente no PDV.
Algumas vezes, ao acontecer um erro na transmissão de NFC-e, o erro não é apresentado no PDV. Nesses casos, o primeiro lugar a tentar identificar onde está o problema é nos logs ou do DFE ou do Servidor, quando acontece algum erro, geralmente é porque em algum desses serviços gerou problema.
Rel. Gerencial (NFC-e)
Alterações realizadas no 'Relatório Gerencial' do Ema PDV
Relatório Gerencial do PDV (3 - Relatórios -> 3. Rel. Gerencial):
- Operações no caixa: Sangria -> 1 - Supervisor -> 5. Sangria -> Informar um valor -> Informar um método -> Enter, exibia anteriormente o saldo da gaveta, agora no modo 'NFC-e' não será mais exibido.
- Operações no caixa. Suprimento ->1 - Supervisor -> 6. Suprimento -> Informar um valor -> Informar um método -> Enter, exibia anteriormente o saldo da gaveta, agora no modo 'NFC-e' não será mais exibido.
Alterações feitas:
- A visualização do valor de 'troco' foi retirada do relatório.
- O valor total das operações no caixa foi retirado o valor de troco.
- O valor de troco agora é descontado do método de pagamento configurado no integrador (Parâmetros -> Padrões -> Método para troco).
- O 'SALDO GAVETA' agora possui apenas o total de dinheiro movimentado (Sem contar cartão, crediário, Pix, etc.).
- Foi adicionado o 'SALDO TOTAL' que possuirá todo o valor movimentado (Dinheiro, cartão, crediário, etc.).1
- No topo do relatório foi colocado as informações da filial.
Segue imagem do relatório gerencial anterior:
e após com as alterações:
Habilitar Emissão de NFC-E para o Estado de Santa Catarina
SOLITAÇÃO DO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO - TTD
Em Santa Catarina, para que seja possível utilizar a NFC-e, é necessário realizar um cadastro na Secretária do Estado da Fazendo (SEF) para um controle do estado em relação ao uso de aplicações e dos contribuintes que usufruem deste tratamento diferenciado.
Para que seja realizado a solicitação da maneira correta, estão contemplados no próprio site da Secretária, Como Solicitar TTD para emissão de NFC-e, logo abaixo mostraremos alguns pontos importantes para que seja o credenciamento utilizando o software do PDV, da Ema Software, onde usamos o TTD 707, pois nossa aplicação oferece suporte para a emissão em modo contingência do cupom fiscal eletrônico.
Procedimento para o TTD 707
Selecionando a opção para preenchimento do TTD 707, devemos preencher as seguintes informações:
- CNPJ DA EMPRESA FORNECEDORA DO PAF-NFC-e: Nesse caso seria o CNPJ da própria Ema: 07.297.774/0001-75
- NOME COMERCIAL DO PROGRAMA APLICATIVO FISCAL: EMA PDV
- VERSÃO DO PROGRAMA APLICATIVO FISCAL: 12.27
Após esse preenchimento, devemos continuar o preenchimento conforme manual da Secretária da Fazenda, para finalizar o processo de solicitação.