Instalação do Sistema
Nesse capítulo vamos revisar as instruções para instalação/atualização de clientes e também de como tratar erros comuns no ambiente de produção.
- Checklist para instalação/migração do sistema para outro servidor
- Como realizar a instalação das aplicações
- Resolutiva de problemas pós instalação de aplicação - Cliente FIREBIRD
Checklist para instalação/migração do sistema para outro servidor
Procedimentos
Se a instalação/migração for realizada o mesmo servidor
Caso a instalação/migração seja realizada para o mesmo servidor, é necessário ter alguns cuidados, sendo:
- Solicitar apoio do responsável pela TI do cliente, para que ele faça uma rotina de backup do servidor;
- Ao realizar o backup do banco de dados, copiar ele para mais de um destino, sendo local e/ou na nuvem;
- Não remover a pasta do banco de dados (Oracle ou PostgreSQL) após a desinstalação do banco. Renomear as pastas para recuperar o banco de dados através dos arquivos de dados, caso for preciso.
Se a instalação/migração for realizada para o servidor diferente
Caso a instalação/migração seja feita para um servidor diferente, é possível prosseguir com as atividades de maneira paralela, não é necessário aguardar o dia da migração para iniciar os procedimentos de instalação, pois o cliente pode disponibilizar um acesso antecipado para que as instalações sejam feitas com antecedência. Isso vale tanto para o instalação do banco de dados quanto do sistema.
Banco de dados
PostgreSQL
- Verificar a versão do banco de dados que está instalada no servidor atual. Recomenda-se que a mesma versão seja instalada no novo ambiente.
Sistema
Versão
- Recomenda-se manter a mesma versão do sistema que o cliente está utilizando, para o novo ambiente.
- Recomenda-se manter a mesma porta de comunicação principal no Ema Configurador.
Homologação
- Verificar se no ambiente de homologação, há a necessidade de manter a mesma versão do ambiente de produção, ou se é necessário instalar uma versão diferente. É comum que em processos de homologação, o cliente faça algum teste em uma versão distinta, geralmente uma versão nova (acima da versão de produção) ou em uma versão personalizada.
Liberação de portas de comunicação de rede
Para que o sistema possa ser acessado pela rede local, algumas portas de comunicação de rede precisam ser liberadas no firewall do Windows:
- Portas do banco de dados:
- Portas padrões: Firebird (3050), Oracle (1521) e PostgreSQL (5432)
- Porta principal: É a porta informada no Ema Configurador
- Portas dos micro serviços: Recomendado liberar o intervalo(range) entre 8000-8030
Para acesso externo do Ema PDV é necessário liberar as seguintes portas no roteador/firewall e também no firewall do Windows do servidor:
- Portas do banco de dados:
- Portas padrões: Firebird (3050), Oracle (1521) e PostgreSQL (5432)
- Porta principal: É a porta informada no Ema Configurador
- Intervalo de portas utilizadas pelo micro serviço do registro: 8000-8003
Infraestrutura
Sistema operacional
- Identificar se o sistema operacional do servidor atual é Desktop ou Server
- Caso for Desktop
- Caso for Server
- Verificar se existe a necessidade de manter o mesmo tipo de S.O. no ambiente novo
- Conferir como o cliente faz acesso ao sistema ERP/DOX. Se o acesso for via atalho local, será necessário liberar algumas portas de conexão para o sistema no firewall do Windows. Se o acesso for remoto via WTS, o servidor precisa ter o WTS configurado.
- Verificar endereço IP do servidor
- Fixar um endereço IP no servidor é muito importante
Acesso ao sistema
- Atalho na rede local: Caso o cliente utilize o sistema com atalho na rede local, é necessário compartilhar a pastas Contas ERP, localizada dentro da pasta Ema Software.
- Aplicar permissão de escrita na pasta Contas ERP para todos os usuários (tanto nas configurações do Compartilhamento quanto diretamente na pasta)
Como realizar a instalação das aplicações
Passos iniciais para instalação das aplicações
Acessar o servidor do cliente > entrar no Drive > e logar com o email da conta EMA. Após isso, o caminho abaixo deve ser acessado:
Feito isso, a página abaixo será aberta e de acordo com a licença de uso contratada pelo cliente, deverá ser baixada as aplicações.
No exemplo em questão vamos simular a instalação de um cliente que possui todas as aplicações.
Pode ser clicado com o botão direito em cima do arquivo > fazer download.
Feito isso, as aplicações serão baixadas na pasta download. Conforme seguirá, vamos acessar a pasta > copiar os arquivos > criar uma pasta e jogar os executáveis no disco local do cliente.
Feito isso, é só instalar.
Instalação Serviços + ERP
O requisito mínimo para instalação do ERP é a instalação dos serviços junto ao executável do ERP. Então vamos selecionar os executáveis abaixo:
Feito isso, irá abrir a tela de execução do executável. Por padrão a instalação dos executáveis já trará a pasta DISCO LOCAL C > EMA SOFTWARE para instalação das aplicações. Porém, caso o cliente utilize outra unidade mapeada como disco, é necessário alterar esse caminho na instalação. No exemplo em questão, não vamos alterar.
Na tela em questão, selecionamos os micro serviços necessários para a utilização dos serviços. Atenção: Nessa documentação não vamos nos aprofundar na utilização de cada um, caso você queira se aprofundar, pode clicar aqui.
Feito a seleção, pode ser clicado em INSTALAR.
Aguarde terminar a instalação e prossiga com a instalação do ERP (é o mesmo processo).
Sobre o Ema Configurador
Feito a instalação é necessário configurar o EMA CONFIGURADOR. Em Disco Local > Ema Software > Contas ERP > Ema Configurador. Para que assim, esse possa se conectar com o banco de dados do cliente.
Firebird
Para clientes Firebird, o caminho configurado será exatamente o caminho referenciado no qual o banco se localiza. Exemplo abaixo onde o banco se localiza no caminho especificado.
Para o configurador, vamos acessar "nova configuração de ambiente"> registrar como firebird > na aba Servidor manter porta padrão e acessar aba banco de dados > setar endereço > testar conexão.
O usuário por padrão será: SYSDBA
A senha por padrão será: dbaaccesskey
Feito isso, é só salvar.
Atenção: Caso você não saiba configurar o banco de dados FIREBIRD, acesse aqui.
PostgreSQL
Será o mesmo caminho para realizar a configuração do Firebird. Porém para o postgreSQL, o caminho do banco de dados é apenas o IP da máquina onde ele está instalado. Segue exemplo onde o IP da máquina onde a base de dados é o 192.68.0.200.
Por sua vez, o nome de usuário será o nome da base de dados utilizada (do cliente) e a senha será a padrão: dbaaccesskey
No exemplo abaixo, estamos nos conectando na base do cliente realgems, que está no caminho 200.
Atenção: Caso você não saiba configurar o banco de dados POSTGRESQL, acesse aqui.
Oracle
Como seguiu com os clientes Firebird e PostgreSQL, a configuração para cliente Oracle seguirá o mesmo formato da configuração postgreSQL, onde o usuário é o nome do banco e a senha é padrão: dbaaccesskey . Porém, para o oracle. O caminho de conexão é diferente, conforme segue:
No endereço banco está o caminho:
(DESCRIPTION=(ADDRESS_LIST=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=192.168.0.100)(PORT=1521)))(CONNECT_DATA=(SERVER=DEDICATED)(SID=orcl)))
Onde em:
- HOST será colocado o IP de onde o banco está instalado.
- Porta será a porta utilizada pelo banco de dados.
Feito a validação, poderá ser salva a configuração.
Atenção: Caso você não saiba configurar o banco de dados ORACLE, acesse aqui.
**Importante verificar se na aba serviços, todos os serviços que você marcou durante a instalação do SERVIÇOS estão marcados.
Instalação ERPx
Deve ser acessado o caminho onde o executável Instalador Ema ERPx está instalado e executar.
**A pasta padrão trazida é sempre o disco local C > Ema software conforme já falado em módulos anteriores.
Ao finalizar a instalação do ERPx, o configurador do ERPx já é instalado. Diferente do ERP que precisa ser instalado Serviços e ERP separadamente. Esse abrirá automaticamente para configuração após finalização da instalação.
A porta será preenchida por padrão e a única configuração que deverá ser feita é a do Banco de dados, de acordo com o visto anteriormente logo acima, separado por banco de dados. Feito isso, ao clicar em "salvar" os microserviços do ERPx subirão automaticamente.
Caso o Ema_Servidor não suba, é necessário testar a conexão do banco e verificar se o endereço está correto.
Instalação PDV
Para instalar o PDV, é necessário seguir com o passo a passo da documentação já existente no KB. Clique aqui para mais detalhes.
Instalação DOX Portal, DOX Estudio, Balcão e APS
Para instalar as aplicações acima, é importante acessar o caminho do arquivo > executar como administrador, como seguiu com qualquer instalação de executável acima e prosseguir. Visto que se serviços já estiver instalado na máquina, não haverá problemas para apenas executar os executáveis restantes.
Resolutiva de problemas pós instalação de aplicação - Cliente FIREBIRD
Como resolver o erro de banco após puxar o atalho do cliente FIREBIRD?
Existem duas opções para resolutiva de problemas na abertura do ERP de clientes Firebird quando aparecer a mensagem:
"Não foi possível conectar ao banco de dados!
Considere as ações sugeridas em 'Mostrar detalhes'.
Deseja tentar novamente?"
Opção 1
Quando acontece esse tipo de problema na abertura do sistema deve ser verificada a fbclient.dll na máquina do cliente que está com problema no acesso.
Deve ser acessado o Servidor > Ir na pasta Disco Local > Arquivos e Programas > Firebird > Firebird_3_0 > WOW64 > Copiar a fbclient.dll (64 bits).
Em seguida ir na máquina do cliente > Disco Local > Windows > SysWOW64 e colar essa dll.
Caso ainda sim o sistema não abrir deve ser copiada a fbclient.dll (32 bits) no Servidor novamente porém a dll que está diretamente na pasta Firebird_3_0 e colada na pasta Disco Local > Windows > System32.