Script para análise de performance

Objetivo

Essa documentação tem por objetivo prover orientações para o fluxo de análise de performance dos sistemas da Ema, de modo que as ações realizadas pelas áreas envolvidas neste processo sejam organizadas e eficazes para a resolução de cada demanda.

Fluxo de atendimento

O fluxo de atendimento para análise de performance deve ser iniciado por meio da abertura de uma tarefa com o time de Suporte. Nesta primeira etapa a equipe de Suporte irá levantar informações acerca da situação relatada pelo cliente, onde deverá ser realizada uma pré-análise do ambiente onde o sistema da Ema está operando. O time de Suporte deverá detalhar o comportamento apresentado pelo sistema no momento em que o problema relatado pelo cliente ocorre. 

Durante a etapa de pré-análise, o time de Suporte poderá identificar algum gap de performance. A equipe poderá repassar ao cliente os pontos de verificação para que ele possa prover às ações corretivas. Caso o problema de performance persista ou caso seja considerado pertinente uma análise relacionada à infraestrutura de TI do cliente para identificação do problema, a equipe de TI da Ema será acionada para prestar apoio. A equipe de TI deverá ser acionada após a avaliação do segundo nível de atendimento do Suporte, para que outros aspectos relacionados à situação relatada pelo cliente possam ser avaliadas.

A equipe de TI da Ema ficará responsável por avaliar a estrutura de servidores, estações de trabalho e/ou rede do cliente, bem como poderá conferir se o banco de dados utilizado pelo sistema da Ema está parametrizado corretamente, de acordo com os padrões que constam em nossa  documentação. Todas estas atividades serão executadas de maneira remota.

Se a equipe de TI da Ema identificar gaps de performance na infraestrutura do cliente, eles serão repassados ao responsável pelo início do atendimento da tarefa, para que ele estabeleça contato com o cliente e realize um feedback. Os pontos de atenção avaliados pela equipe de TI serão encaminhados com orientações de correção e/ou sugestões de melhoria. Caso nenhum gap seja identificado pelo time de TI, o atendimento poderá ser escalado para avaliação da equipe de Desenvolvimento ou devolvido para equipe de Suporte, dependendo da situação. Se for necessário, a equipe de TI da Ema poderá se reunir com o cliente presencialmente na Ema ou remotamente via call, para avaliação dos gaps identificados ou para apoio técnico.

Se o atendimento for escalado para o time de Desenvolvimento, a equipe irá realizar uma análise com base em todo levantamento de informações que constam na tarefa, em busca de algum problema no produto que possa estar interferindo na baixa performance da operação relatada pelo cliente, bem como irá verificar alguns aspectos relacionados ao banco de dados que estiverem ao nosso alcance, como, por exemplo, a necessidade de criação de índices.

Se o problema de performance persistir ou não for identificado após todas as verificações realizadas pelas áreas de negócio da Ema (Operações, TI e Desenvolvimento), será avaliado o acionamento de uma empresa parceira para avaliação do banco de dados do sistema da Ema, podendo a empresa ser acionada diretamente pela Ema ou pelo próprio cliente.

Atividades de cada área

Suporte (Operações)

Levantamento de informações acerca da situação relatada pelo cliente
Pré-análise da estrutura 
Análise do ambiente de TI
Monitoramento de recursos de hardware
Banco de dados

Desenvolvimento

Análise do produto
Ações que podem ser realizadas a nível de banco de dados:

Terceiros

 


Revisão #22
Criado 31 October 2023 19:54:36 por Felipe Gulert Rodrigues
Atualizado 23 September 2024 21:03:54 por Felipe Gulert Rodrigues