MIA5E - Método de implantação ágil em 5 etapas
O roteiro abaixo descreve os procedimentos que a equipe de projeto deve realizar ao executar projetos de implantação de software da EMA.
Inicio
Abertura do Projeto
- Reunião de apresentação.
- Cadastrar progresso técnico e ordem de serviços após reunião.
Entrevista
- Documentação para realizar entrevista.
Conversão de dados
- Se houver, realize a coleta de dados necessários para conversão no cliente.
Análise de Infra
- Repassar o documento Análise de Infraestrutura com o cliente, para mais informações sobre o ambiente tecnológico.
Checklist pós entrevista
- Preencha o documento Checklist Pós Entrevista após realização de todos os passos descritos.
Planejamento
Documentação
- Seja claro e objetivo.
- Saiba identificar e trabalhar para suprir a dor do cliente.
Customizações / Conversão de dados
- Deve-se abrir uma tarefa para demandar apoio da Matriz.
- Aplicar RFP do processo do levantamento de Requisitos.
Planejamento
- Levantamento de horas para o projeto.
- Trabalhar com Planos de Ação para cada entrega que será realizada.
Apresentação e Cronograma
- Após aprovação do plano, defina com o cliente o cronograma.
Execução
Instalação
- Ultima versão liberada.
- Banco de dados presente no Google Drive da Ema.
Kick off
- Material de apoio disponibilizada pela Ema.
- Apresente os vídeos "Mudança de Paradigma" e "Quem mexeu no meu queijo?" antes de iniciar as atividades.
Treinamento e validação
- Respeitar o cronograma alinhado com o cliente.
- Oriente ao usuário simular e validar as informações.
Go-Live - Dia D
- Após a virada do sistema, registre um progresso técnico para a atividade
Monitoramento
Acompanhamento Pós-virada
- Resumos diários com as dúvidas e necessidades para que seja feita uma revisão. Lembre-se de realizar apenas o que consta em proposta.
- Documentos disponíveis:
- GP Retaguarda
- GP Usuário
Relatórios gerenciais
- Após a virada, apresente os relatórios gerenciais para os gestores, diretores ou líderes de cada área.
- Lembre-se de validar as informações para não ter nenhuma surpresa durante a apresentação.
Finalização
Fim de projeto de implantação
- Registre o progresso técnico documentando:
- Escopo;
- Prazo;
- Horas;
- Objetivos alcançados;
- Justificativas.
- Solicite um feedback da implantação, procedimentos, consultores, produto e prestação de serviços.
- Documento isso no Eventos de Implantação.
Passagem para suporte:
- Explicar para o cliente o funcionamento do suporte
- Alinhar com o Key User e Consultor Ema os usuários responsáveis pela abertura da tarefa.
- Registre um Progresso Técnico ao finalizar esta atividade.