Manuais
Atividades manuais, são aquelas em que o usuário logado em seu portal terá a interação. Apenas essas atividade aparecerão para ele, é onde é configurado todos os formulários / JEX / PEX para o usuário interagir preenchendo grade, selecionando botões, escolhendo valores de uma FK, etc.
Estes campos, por sua vez, repassam informações de atividade a atividade, ao decorrer do processo. O motivo da utilização de cada tipo de Atividade se dá principalmente pela necessidade do processo, porém um fator importante que também deve ser levado em consideração é a Ordem de Execução de eventos e desvios nos processos BPM.
É ela que define, por exemplo, em qual momento deve ser utilizado um desvio normal ou um gateway. Por exemplo, se você tem um evento ao sair da atividade definindo o valor de uma variável, e essa mesma variável for utilizada na configuração de desvios lógicos da atividade, esse desvio deve ser configurado por um Gateway, pois na ordem de execução os eventos são executados após a definição dos desvios lógicos.
No desenho do fluxograma, as atividades manuais terão um pequeno ícone de usuário, informando que aquela atividade é manual, onde o usuário irá interagir com os formulários.
A seguir está descrita a ordem de execução dos processos para melhor entendimento:
Ordem de execução dos processos
Os processos BPM obedecem uma ordem de execução padrão para eventos e desvios sempre que iniciados, essa ordem será descrita abaixo:
- Ao entrar: ao entrar na atividade, são executados os seguintes eventos:
- Eventos padrão cujo Momento da Execução esteja definido como Ao entrar na atividade;
- Eventos PEX / JEX ao entrar na atividade;
- Após isso, são carregados os formulários.
- Ao sair: ao sair da atividade, são executados os seguintes eventos e desvios de processo:
- Define os caminhos/desvios configurados;
- Eventos PEX / JEX ao sair da atividade;
- Eventos padrão cujo Momento da Execução esteja definido como Ao sair da atividade.
Aba "Opções de colaboração"
A partir da versão 17.3 +, na aba "Opções de colaboração", ao clicar no botão "Mais opções" o seguinte campo é apresentado:
- Filial associada: Com este campo, os anexos incluídos no processo serão inseridos na GED_ARQUIVO com a filial configurada, tendo as seguintes possibilidades:
- Do usuário logado: Inclui a filial do usuário executor da atividade. Caso não exista nenhuma filial vinculada no cadastro de colaborador, será buscado a filial publica.
- Fixa: Inclui sempre uma filial padrão.
- Nenhuma: Nenhuma filial é vinculada ao anexo, deixando o campo zerado.
Para consultar a filial de um arquivo (além de acessar a tabela), basta acessar o GED no portal, clicar sobre o documento e em "Editar propriedades".