Ir para o conteúdo principal

Tipo de variaveis

Variáveis, sejam elas de processo, globais, ou de sistema, são uma parte essencial na elaboração de um processo para que o mesmo possa trazer as informações corretas de acordo com a colaboração de um usuário. São elas que armazenam o valor repassado pelo usuário em determinado campo. Esses valores podem ser modificados ao longo da colaboração com o processo caso seja necessário, daí o nome "variáveis".

As variáveis representam estruturas de armazenamento e manipulação de dados relacionados aos processos, que não necessariamente precisam de um formulário para promover sua alimentação. Os eventos disponíveis para configuração nos processos também trabalham com base nas variáveis, tanto alimentando-as, quanto utilizando seus valores como entrada para execução de rotinas diversas.

Atualmente o Ema DOX dispõe de 16 tipos de dados que podem ser utilizadas dentro dos Formulários BPM. Porém, antes de conhecermos todos esses tipos, precisamos entender o conceito de: Variáveis de sistema, variáveis de processo, e variáveis globais.

Variáveis globais

image-1641306077882.png

Variáveis globais são aquelas que podem ser utilizadas em mais de um processo BPM. Muito utilizadas para processos onde em determinado momento de seu fluxo, iniciam um(ou mais) novo(s) subprocesso(s), pois a mesma irá levar para o subprocesso iniciado um valor previamente preenchido no processo de origem.

Para utilizar uma variável global em um processo, é necessário que seja criada uma variável no processo, e que no campo "Variável global" seja vinculada a variável global previamente cadastrada no sistema que será utilizada para o compartilhamento de informações entre o processo pai e o(s) processo(s) filho(s).

Uma regra sobre o funcionamento das variáveis globais é que a mesma compartilha seus valores um nível acima. Isso quer dizer que o valor da variável global só é replicado do processo "filho" para o processo de origem (pai). Desse modo, se o processo pai alterar o valor de uma variável global depois de já ter iniciado processos filhos, esse valor não será replicado para os mesmos.

Para realizar o cadastro de variáveis globais deve-se acessar o Menu de Processos, e na guia de Cadastros clicar em Variáveis globais, como mostrado na imagem abaixo.

image-1641306668871.png

Variáveis de processo

Variáveis de processo são as variáveis criadas para serem utilizadas em um processo, seja a partir de formulários, eventos ou rotinas específicas, e que serão utilizadas dentro deste processo somente;

As variáveis vinculadas nos formulários por exemplo, são variáveis que armazenaram o valor que o usuário colocar durante a colaboração, e posteriormente pode ser buscado em um relatório, painel de indicador: 

image-1641307122713.png

Atualmente no sistema, existem os assistentes para a criação, edição ou consulta das variaveis. Esses assistentes estão presentes na criação de formulário, eventos, etc.  

image-1641307503062.png

Porém, se quiser listar todas as variáveis do processo de uma vez, pode ser acessado a aba "Variáveis". Ali mostra todas as informações cadastradas, veja: 

image-1641307583298.png

Um recurso interessante, é que ao tentar deletar alguma variável, o sistema mostrará todos os lugares onde está está sendo utilizada. Dessa forma, é possível rastrear seu uso e fazer as devidas manutenções. 

image-1641307712294.png

Variáveis de sistema

Variáveis de sistema são as variáveis que são trazidas por padrão no Ema DOX. As mesmas podem ser encontradas em eventos como os de Definir valor de variável, ao clicar no botão de assistente (...).

image-1641306776734.png

Nessa lista, são mostradas todas as variáveis que são por padrão trazidas no DOX, com sua observação ao lado. Essa observação traz no detalhe o que a variável irá retornar. Ao lado da Observação, é informado o valor que por padrão é trazido na variável. Esse valor é alterado de acordo com o início da colaboração com o processo.

Por exemplo, no caso da Variável /*USERNAME*/ assim que iniciado o processo o sistema fará a identificação do usuário logado e em colaboração com o processo, e o nome de usuário desta pessoa substituirá o valor padrão USER_NAME: