Ir para o conteúdo principal

Registro banco dados

SQL - Executar

Eventos do tipo "SQL - Executar" trabalham em conjunto com conectores do tipo SQL. Imagine que você tem um processo de "Cadastro de Clientes", nele você precisa que após a colaboração com o processo as informações sejam cadastradas no banco de dados de acordo com as informações repassadas pelo usuário. É a partir deste evento que podem ser executados comandos do tipo INSERT, UPDATE, entre outros.

*** Lembre-se: Para executar um comando SQL na base de dados que fará alterações, seja inserindo, atualizando ou deletando dados de uma tabela, basta utilizar este mesmo evento "SQL - Executar", já as CONSULTAS em tabelas, view's seriam no evento "SQL - Selecionar".

image-1643636267164.png

  • Descrição: campo traz por padrão a ‘descrição do tipo do evento’, mas permite edição;
  • Momento da execução: define o momento em que o evento vai ser executado: Ao entrar na atividade;
  • Conector - destino: nesse campo será selecionado, se necessário, um conector de Banco de Dados para que o SQL não seja executado na base de dados atual do sistema, e sim, em uma base externa;
  • SQL de execução: aqui será montado o conector de SQL que será executado pelo evento, podendo escolhê-lo clicando na lupa ou criá-lo a partir do evento clicando no assistente.

*** Importa frisar: Nos conectores dessa evento, que fazem uma ação no banco (CREATE, UPDATE, DELETE, INSERT) o botão "comando" tem que estar marcado para o sistema execute o que está configurado,

 
SQL - Selecionar

Os eventos do tipo "SQL - Selecionar" trabalham em conjunto com conectores do tipo SQL. Por exemplo, imagine que você tem um processo de "Solicitação de Compras" e você precisa que o departamento do solicitante (usuário logado) seja trazido para determinado campo.

Para isso, você utiliza o evento SQL - Selecionar trazendo o departamento baseado na variável USERID (código usuário logado) e retornando esse departamento para uma variável de sua preferência.

image-1643638307326.png

  • Descrição: Campo traz por padrão a ‘descrição do tipo do evento’, mas permite edição;
  • Momento da execução: Define o momento em que o evento vai ser executado: Ao entrar na atividade;
  • Conector - Origem: Nesse campo será selecionado, se necessário, um conector de banco de dados para que o SQL não seja executado na base de dados atual do sistema, e sim, em uma base externa;
  • SQL de consulta: Aqui será montado o conector de SQL que será executado pelo evento, podendo escolhê-lo clicando na lupa ou criá-lo a partir do evento clicando no Assistente.
  • Variável de retorno: Aqui poderá ser selecionada uma variável para armazenar as informações trazidas do SQL informado no campo acima.