Exceção
Eventos do tipo Gerar e Tratar exceção são, geralmente, utilizados em conjunto para verificar se determinada situação está de acordo com o que deveria ser executado.
Imagine que você tem um processo onde determinado valor informado pelo usuário deve ser verificado de acordo com uma norma padrão da empresa.
Caso o valor não esteja de acordo com a norma, uma exceção será gerada e uma mensagem aparecerá para o usuário informando a inconsistência. A opção de "Tratar exceção" serve para caso seja necessário enviar o usuário para uma atividade específica quando a exceção for gerada.
Gera exceção
O agrupador "Exceção" serve para que sejam geradas exceções no log do processo caso qualquer inconsistência seja encontrada no decorrer da execução.
Mensagem de erro no portal:
Esse é o evento que irá gerar a exceção dentro do log do processo e também na tela de colaboração. Nele, é possível que seja configurada uma mensagem de erro para melhor identificação da inconsistência.
Trata exceção
Esse evento será o responsável por tratar a exceção que foi encontrada. De acordo com a necessidade, deverá ser configurada a atividade que será executada quando exceções forem encontradas
- Descrição: Campo traz por padrão a 'descrição do tipo de evento' mas permite edição.
- Atividade destino: Onde será redirecionado o processo quando for tratada a exceção.
- Atividade.
- Variável
Exemplo 1:
Neste exemplo serão mostradas duas formas de tratamento utilizando esses dois eventos. Em um processo com apenas uma atividade, foi criado dois formulários do tipo dissertativo com suas respectivas variáveis:
Neste processo, ao preencher os campos "Nome" e "Endereço", os mesmos serão inseridos na tabela registro_endereco onde ao ser executado o evento Conta os registro - Selecionar será contado o numero de linhas da tabela de acordo com o processo atual para verificar se o registro foi realmente inserido.
Caso o número de linhas seja igual a 0, ou seja, o SQL não inseriu os valores por algum motivo, vai ser gerado uma exceção, onde será mostrado uma mensagem de erro para o usuário configurado no evento.
Ao ser preenchido o CHECKBOX ao lado do evento "Gera Exceção", é criado um evento de "Trata Exceção", onde no campo "Atividade destino" é configurado para onde é direcionado o processo ao ser gerada a exceção.
Essa forma de tratamento serve para além de personalizar a mensagem mostrada, validar um erro operacional do processo.
No portal, a mensagem configurada no evento:
Exemplo 2:
Com os mesmos formulários criados acima, na aba eventos vamos apenas manter o evento Insere na tabela - Executar, clicar no CHECKBOX ao lado deste evento e criar o evento Trata Exceção.
Desse modo, caso ocorra algum erro no INSERT o processo apenas mostrará o erro do banco de dados, e o "Trata exceção" direcionará processo para a atividade configurada no evento.
No portal, a mensagem que será mostrada na exceção: