Arquivos
Arquivos - Manipular arquivos
Evento responsável pela manipulação de arquivos por um processo BPM. Neste evento é possível realizar diversas ações com os arquivos diretamente no computador local (onde o sistema está instalado). Pense em um processo de backup de arquivos por exemplo, onde seja necessário copiar, deletar ou mover os documentos, com este evento seria possível realizar tal procedimento,
- Descrição: campo traz por padrão a ‘descrição do tipo do evento’, mas permite edição;
- Momento da execução: define o momento em que o evento vai ser executado: Ao entrar, Ao sair da atividade, ou Ao anexar;
- Operação: é nesse campo que será definida operação desejada, se é necessário Copiar, Mover, Deletar, Criar diretório, Renomear ou Executar determinado arquivo.
Conforme for selecionada uma das opções acima, os campos Caminho origem e Caminho destino sofrerão alterações, porém, sempre será solicitado o caminho do(s) arquivo(s) que sofrerá(ão) alteração(ões).
- O evento remove todos os arquivos do diretório quando usando o * no caminho de origem.
Exemplos:
- Executando arquivos
Neste exemplo trataremos do evento de manipular arquivo, o qual pode manipular dentro do servidor de aplicação arquivos em diversos formatos, neste exemplo, executaremos um arquivo BAT ou seja, uma arquivo baseado em MS-DOS/Comandos em lotes.
Precisamos criar um variável do tipo texto ou texto longa a qual terá o endereço completo de nosso arquivo a ser manipulado/executado, este pode ser informado no valor padrão da variável ou informado via formulário conforme o exemplo abaixo:
Após informarmos o caminho onde o arquivo se encontra, vamos vincular o mesmo ao nosso evento.
No exemplo acima o arquivo bat executará os seguintes comandos:
cd C:\
mkdir TESTE
move forum.txt TESTE/forum.txt
Ou seja, vai criar um pasta chamada TESTE no C:\ do servidor, e irá mover um arquivo existente chamados forum.txt do C:\ para essa nova pasta;
**LEMBRETE! **
O arquivo bat e os arquivos que estou movendo através dele, estão todos no servidor onde a aplicação está sendo executada, para acesso dos usuários os arquivos devem ser manipulados para dentro de pastas compartilhadas ou alguma outra locação do gênero.
Arquivos - Carregar arquivo
- Descrição: Campo traz por padrão a ‘descrição do tipo do evento’, mas permite edição;
- Momento da execução: Define o momento em que o evento vai ser executado: Ao entrar, Ao sair da atividade, ou Ao anexar;
- Origem do arquivo: Aqui será definida a origem de onde o arquivo será trazido;
- Arquivo: Nessa opção deverá ser selecionado um local físico através de uma variável onde estará armazenado o arquivo;
- Anexo do processo: Selecionando essa opção, o local de armazenamento do arquivo será trazido conforme um anexo existente no processo, também de acordo com uma variável.
- Variável armazenar: Variável onde será armazenado o arquivo que será carregado.
Exemplo:
Aqui será abordado um exemplo de como trazer os anexos de um e-mail (IMAP) e popular estes anexos em uma variável para que possam ser usados no processo BPM e posteriormente ser utilizado validações.
Eventos utilizados:
- E-mail - Buscar e-mail
- Estrutura condicional - Início
- Estrutura condicional - Fim
- Arquivos - Carregar arquivo
Pode ser criado formulários para guardar outras informações, nesse caso vamos focar apenas nos eventos. Assim que fizer todas as configurações desejadas, vá a aba eventos para começarmos a configurar os eventos necessários.
- Primeiramente crie um evento de Buscar e-mail (IMAP).
- No evento, configure para que o campo "Origem" seja "Anexos do processo".
Isso fará com que ele percorra todos os arquivos anexados na instância. Em seguida crie o evento "Estrutura condicional - Inicio"
Assim que configurado como a imagem acima, vamos criar o evento que carrega os anexos para uma variável.
- Crie o evento Arquivo - Carregar arquivo.
No campo "Arquivo" será informado o ID do anexo do processo e basta utilizar uma variável do sistema para pegar o id do anexo. /*ANEXOIDANEXO*/, depois crie uma variável do tipo Anexo - Arquivo e vincule no campo "Variável armazenar".
Feche a estrutura com o evento de "Estrutura condicional - Fim". Agora você tem os anexos do e-mail no processo e pode utiliza-los no que for preciso. Por exemplo, a cada e-mail que é buscado pelo IMAP é criado um card com as informações. E esses anexos tem que ir para esse card no kanban.
Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Arquivos - Carregar lista de arquivos e pastas
Ele é responsável por carregar pasta e arquivos de determinado local do seu computador por meio de um processo BPM. Nele você coloca também o local de destino, ou seja, o local onde ele será importado, podendo ser uma pasta cadastrada do GED ou algum local padrão do sistema.
Entrada:
- Unidade/Diretório: parâmetro que define qual o diretório, unidade de disco ou caminho de rede que será lido;
- Percorrer subdiretórios: parâmetro para definir se a busca deve ocorrer também nos subdiretórios;
- Carregar: parâmetro para definir o que deve ser carregado ("Arquivos e pastas", "Somente arquivos" ou "Somente pastas");
- Filtro: parâmetro para definir extensões ou nomes de arquivos e pastas que devem ser carregados, possibilitando utilizar diferentes filtros separados por ";" (ex.: *.pdf; *.xml; Notas*).
Saída:
- Armazenar em: parâmetro para informar a variável do processo que vai receber a lista carregada (tipo "Grade de dados");
Na tela de cadastro dos campos da grade, foi disponibilizado o assistente "Carregar campos da lista de arquivos e pastas". Quando deseja-se exibir no formulário de colaboração a grade alimentada pelo evento "Arquivos - Carregar lista de arquivos e pastas", esse assistente irá criar os campos automaticamente.
Arquivos - Criar arquivo
Com este evento pode-se criar um arquivo de texto direto no seu computador através de um processo BPM. Veja o exemplo de criação abaixo:
Uma atividade manual com um campo dissertativo e uma variável /*ARQUIVO*/ do tipo texto longo. Em seguida, crie o evento no agrupador "Arquivos", conforme imagem abaixo.
- Descrição: Campo traz por padrão a ‘descrição do tipo do evento’, mas permite edição;
- Momento da execução: Define o momento em que o evento vai ser executado: Ao entrar, Ao sair da atividade, ou Ao anexar;
- Caminho do arquivo:. Caminho onde o arquivo será armazenado. Deve-se informar o caminho completo, incluindo o nome do arquivo e a extensão. Pode ser colocado um valor fixo, ou uma variável contendo o valor do caminho. Vale lembrar que deve-se informar o caminho completo incluindo o nome do arquivo e a extensão.
- Origem do conteúdo: Origem do conteúdo do arquivo.
- Conector: Se o conteúdo do arquivo será alimentado por um conector
- Variável: Se o conteúdo do arquivo será alimentado por uma variável.
- Conteúdo: Utiliza-se texto e variáveis. Neste exemplo, utilizaremos o valor da variável /*ARQUIVO*/, onde o usuário irá colocar todo o conteúdo para criar o arquivo.
- Arquivo existente: Se um arquivo com o mesmo nome já existir, executará a ação selecionada.
- Substituir
- Criar outro com um nome sequencial:
- Não criar o arquivo:
- Gerar exceção: