Gerar log dos comandos
Neste tópico veremos como configurar o PostgreSQL para gerar um log de todos os comando executados.
** Atenção : Para realizar este procedimento os serviços do postgreSQL devem estar parados, para isso basta acessar o gerenciador de tarefas e parar os serviços ou pressionar windows + R e digitar services.msc e procurar os serviços do postgres e parar eles.
Para que o PostgreSQL gere o log devemos configurar o arquivo postgresql.conf. O arquivo se encontra no seguinte caminho do servidor em que está instalado o banco de dados : C:\Program Files\PostgreSQL\10\data.
Após acessar está pasta Edite o arquivo mencionado anteriormente, você pode utilizar o bloco de notas ou um editor como o Notepad++.
Ao editar procure pelos seguintes comando e preencha da seguinte forma:
log_directory = 'pg_log'
log_filename = 'postgresql-%Y-%m-%d_%H%M%S.log'
log_statement = 'all'
logging_collector = on
**OBSERVAÇÃO: Caso esses parâmetros estejam com # na frente do nome, isso significa que eles estão comentados e o postgreSQL não irá executar eles, após descomentar basta salvar o arquivo.
Feito estes procedimentos basta iniciar novamente os serviços do PostgreSQL e na pasta Log ele irá gerar o arquivo atualizando ele com os comando executados no sistema. Ele irá gerar log até dos comando que são executadas em ferramenta de terceiro, qualquer interação ele irá logar.