Emissão de DANFE e boleto com envio por e-mail
Habilitando micro serviço de E-mail
O ERP utiliza micro serviços para a comunicação do software e também a integração com outras ferramentas. Para o envio de e-mails não é diferente, antes de configurar a emissão de envio de e-mails automáticos pela nossa ferramenta ERP, é necessário habilitar o micro serviço responsável por esta função, o Ema E-mails.
Para que o serviços seja habilitado, é necessário que primeiro seja marcado a opção no configurador. O Ema configurador fica localizado onde o ERP está instalado, geralmente no servidor do cliente em: “C:\Ema Software\Contas ERP\Ema_configurador.exe”.
Abrindo o configurador, acessa a aba "serviços" e habilite o Ema E-mails
Depois de habilitado, clicar no botão "Salvar" para que as informações de quais micro serviços devem operar no ambiente do cliente fiquem gravadas no servidor.
Depois de salvar, ir até os serviços do Windows pelo atalho, “Tecla Windows do teclado + R” e digitar services.msc ou clicar no menu iniciar e digitar executar para que apareça a janela abaixo:
Abrindo a tela de serviços, basta encontrar o serviço "Ema_start" e reiniciar. Após todos os serviços subirem, pode começar a configuração para o envio de e-mail automático.
Configuração de E-mail
O primeiro passo para configurar o envio de e-mail automático é definir qual conta será responsável pelos envios, neste caso deve ser informado os dados em:
- Configuração
- Matriz /Filial
- Editar a filial desejada
- Aba "NF-e"
- E nos campos de E-mail DANFE, preencher os dados.
Envio de E-mail da DANFE e XML
Para configurar o envio de e-mail, primeiro iremos começar configurando a transação para enviar a DANFE e o XML para o e-mail do cliente.
- Configuração
- Tipo transação vendas
- Notas fiscais de saída
No cadastro da transação, na aba "NF-e" deve estar marcado a opção "Envia e-mail para o cliente automaticamente com o DANFE anexado".
Somente clientes que possuírem o e-mail cadastrado na aba "Fiscal" da tela de cadastro de clientes é que receberão os e-mails.
- Módulo de vendas
- Clientes
- Criar ou editar um existente
- Aba "Fiscal"
Envio de E-mail dos boletos
Para habilitar o envio de boletos é um processo simples, acesse:
- Configuração
- Formulários e relatórios
Na tela de parametrização, marcar a opção "Enviar boletos automaticamente para o cliente por e-mail (mesmo e-mail que é enviado a NF-e) ao finalizar a nota fiscal". Ao marcar essa opção, irá enviar par o e-mail configurado no cadastro do cliente.
Após finalizar as configurações, realizar a emissão de uma nota fiscal de saída com o método "boleto". Dessa forma, assim que for finalizado a emissão desta NF, o boleto será gerado.
Finalizando a NF, também irá apresentar na tela uma mensagem de envio de e-mail da nota, após o envio, irá apresentar outra tela para que seja escolhida a conta bancária para a emissão dos boletos.
Caso não queria que seja selecionado o boleto no momento do faturamento, temos a opção de deixar cadastrado no cliente, qual boleto será emitido para o mesmo em:
- Configuração
- Vendas
- Aba "regras comerciais"
- Marcar a opção "Utiliza configuração de boleto por cliente"
Marcando este parâmetro irá habilitar a opção de boletos no cadastro do cliente.
- Módulo Vendas
- Clientes
- Aba Financeiro.
- Boletos.
Clicando no botão novo abaixo da grade, é só selecionar qual banco será emitido o boleto e informar qual a série da nota fiscal que será emitida.
Após marcar esse parâmetro não irá mais aparecer a tela de seleção de boletos ao finalizar o faturamento e ao gerar a NF, será sempre enviado dois e-mails para o cliente, um contendo a DANFE e o XML e outro com o boleto emitido.