Ir para o conteúdo principal

ANÁLISE DE CUSTOS

Análise de Custos

Objetivo: Passo a passo para analisar/conferir custos no ERP.

Preço de Compra Custo Contábil Custo Médio Custo Gerencial Custo Obsoleto Ordem de Fabricação
Verificar histórico de alteração de preço de compra. Verificar histórico de alteração de custo contábil/reposição. Verificar movimento de estoque do item Verificar histórico de alteração de preço de compra. Verificar se há personalização para informar custo obsoleto Verificar composição dos itens da matéria prima
Verificar transação de nota fiscal de entrada se atualiza preço de compra Verificar transação de nota fiscal de entrada se atualiza custo contábil Verificar a última entrada do produto. Verificar transação de nota fiscal de entrada se atualiza preço de compra Avaliar se foi alterado o custo obsoleto na formação de preço do item Ctrl + F3 Se houver produto intermediário, produto em processo, subproduto, verificar as ordens de fabricação desses itens também
Rastrear ultima entrada do produto nas notas fiscais de entrada ou ordem de Fabricação Rastrear ultima entrada do produto nas notas fiscais de entrada ou ordem de Fabricação Confirmar se o produto possuía saldo antes da última entrada Rastrear ultima entrada do produto nas notas fiscais de entrada ou ordem de Fabricação Verificar se parâmetro geral de estoque "custo obsoleto e custo gerencial único" está marcado Avaliar a baixa da OP para identificar a quantidade de matéria prima utilizada para a produção.
Verificar histórico de alteração na nota fiscal de entrada. No caso de Notas de entrada, avaliar os impostos do produto (IPI, crédito de ICMS, crédito de IPI, PIS, COFINS, Frete, outras despesas, ST, Guia GNRE, DIFA). Avaliar se foi desmarcado a opção de controle de custo médio Verificar histórico de alteração na nota fiscal de entrada.   Conferir as entradas das matérias prima se entraram com o custo correto.
Analisar composição de matérias primas do produto acabado no caso de Ordem de Fabricação. Analisar composição de matérias primas do produto acabado no caso de Ordem de Fabricação. Verificar se foi marcado para permitir venda sem estoque Analisar composição de matérias primas do produto acabado no caso de Ordem de Fabricação.    
      Verificar se o cliente não possui custo gerencial personalizado    
Soluções propostas
Na nota fiscal de entrada: Orientar cliente a refazer/reabrir a NF de entrada Na nota fiscal de entrada: Orientar cliente a refazer/reabrir a NF de entrada Reprocessar o custo médio do item Na nota fiscal de entrada: Orientar cliente a refazer/reabrir a NF de entrada Orientar para alterar o custo obsoleto para o valor correto na formação de preço de venda mercado Ctrl + F3 Estornar baixa e realizar a baixa com os valores corretos.
Na ordem de Fabricação: Estornar a baixa da OP e refazer com o custo do item correto. Conferir os valores do item ou itens incorretos visualizando o espelho de conferência de custo da NF. Efetuar nova entrada para que o custo seja atualizado. Na ordem de Fabricação: Estornar a baixa da OP e refazer com o custo do item correto.   Corrigir itens da composição que possam ter alterado o custo e aí sim realizar o passo 1
Alterar preço de compra Manualmente usando a tela de formação de preço de venda simples. Cancelar entrada incorreta ou gerar nova nota/OP para atualizar o custo corretamente. Editar item da nota modificando os valores para que o custo fique correto      
           
Dicas importantes
Preço de compra é apenas o valor bruto do produto, sem incidir nenhum imposto. Cancelar a NF não desfaz a alteração do custo, e necessário fazer um novo lançamento Quando se controla custo médio, só é possível cancelar a última entrada do item. Caminho para a personalização de custo gerencial: configurações - > matriz/filial -> botão direito na filial -> parâmetro de custos -> marcar a opção: utiliza cálculo de custo gerencial personalizado - > depois clicar no botão "avançado" Custo Obsoleto é sempre informado manual, ou através do custo gerencial, não há automação no seu cálculo, fora personalizações.  
  Verificar se o parâmetro geral de compras : "Recalcular custo reposição notas posteriores quando editar dados da nota de entrada" está marcado, isso pode fazer com que ao editar os dados de uma NF seja alterado o custo do produto, gerando divergências em relatórios. O custo médio é apenas replicado para as notas de saída, e só é possível cancelar uma NF de saída, caso o item não tenha nenhuma entrada posterior que tenha atualizado o custo do produto É possível alterar o custo gerencial manualmente sem ser pela NF de entrada ou OF.    
    Há casos em que é necessário reprocessar o saldo de estoque do produto para ajustar o custo médio      
    O estoque deve estar aberto até a data anterior a entrada para que seja mais assertivo o reprocessamento do custo médio.