Retorno Cartão
Objetivo do Retorno Cartão
Oferecer uma rotina que automatize a baixa de títulos do sistema que são gerados pelo recebimento por cartão. Deste modo, poder oferecer ao cliente, um produto que otimize o tempo do funcionário e agilize a operação de baixa por cartão no sistema ERP.
Credenciadoras implementadas
⦁ SIPAG;
⦁ REDE;
⦁ CIELO;
⦁ GETNET.
Requisitos
⦁ Utilizar a maquininha da credenciadora: Para utilizar este recurso, o cliente deve utilizar a maquininha de uma credenciadora já implementada para o recebimento de vendas via cartão de débito, crédito e crédito parcelado;
⦁ Receber arquivos dos extratos: O recebimento de arquivos devem ser tratados com o cliente diretamente com a credenciadora, realizar a solicitação de recebimento do Extrato eletrônico ou Extrato EDI e seguir as suas recomendações. Abaixo listamos dicas para o contato com cada credenciadora e os manuais implementados.
⦁ SIPAG:
O contato deverá ser feito diretamente com o Banco Sicoob ou com a Sipag, será disponibilizado o contato da empresa que fornece os arquivos. Exemplo do cliente Carlessi que contratou a empresa FirstData, que fornece os arquivos diariamente via WinSCP.
Contato Sipag: contato@sipag.com.br
Manual do arquivo: Guia de operação Extrato EDI V6.4_REVISADA EM 17-10-2018
⦁ REDE:
O contato deve ser feito com a RedeCard, que disponibilizará ao cliente as VANs homologadas que fazem o serviço de transmissão de arquivos: Ex: Nexxera, GXS, Neogrid, etc. Deverão ser escolhidos os serviços de extratos EEFI, EEVD e EEVC, que correspondem respectivamente aos extratos: financeiro, debito e credito.
Contato Rede: extratoeletronico@userede.com.br Manual do arquivo: Extrato eletrônico EEFI, EEVD e EEVC.
⦁ CIELO:
Para receber o Extrato Eletrônico, é necessário que o cliente entre em contato com o Atendimento EDI e preencha o formulário de cadastro. Os arquivos serão disponibilizados na caixa postal diariamente.
Contato Cielo: edi@cielo.com.br
Manual do arquivo: Extrato eletrônico - Manual - Versão 13
⦁ GETNET:
Para receber o Extrato Eletrônico, é necessário que o cliente entre em contato diretamente com a Getnet solicitando o recebimento e preencha o formulário de cadastro. Os arquivos serão disponibilizados na caixa postal diariamente.
Contato Getnet: gtrtef@getnet.com.br
Manual do arquivo: Extrato eletrônico Getnet V8 ATUAL
Produto
Para ter acesso a rotina de Retorno cartão, é necessário que tenha a versão do sistema:
SIPAG : Mínima de 12.6.569
REDE : Mínima 12.18.586
CIELO : Mínima 12.19.587
GETNET: Mínima 12.19.587
Na versão atualizada com a rotina nova, será criado os seguintes menus no módulo FINANÇAS:
⦁ Credenciadora: Permite o cadastramento das credenciadora;
⦁ Importar retorno cartão: operação de importação dos arquivos e baixa dos titulos;
⦁ Retornos cartões: Consulta dos retornos ja efetivados e titulos vinculados.
Configuração
Para prosseguir com a operação, é necessário que seja configurado a transação de baixa, o método de recebimento e a conta de desconto em: Configurações>Operações e Parâmetros gerais> Finanças>aba Retorno cartão, conforme imagem a seguir:
Transação: Transação das baixas dos recebimentos.
Método Pagto.: Método das baixas dos recebimentos.
Conta descontos: Conta que será debitada os descontos das tarifas dos cartões;
Credenciadoras
No momento estão homologados no ERP Ema, as credenciadoras SIPAG, REDE, CIELO e GETNET. É necessário informar o código de controle da empresa na credenciadora e o caminho onde os arquivos serão colocados.
Conta Financeira
Nos arquivos importados, os pagamentos da credenciadora são efetuados em uma ou mais contas financeiras do cliente, conforme contrato realizado entre o cliente e a credenciadora. Esta conta será identificada no ERP somente se a mesma já estiver sido cadastrada no sistema. Deverá conter corretamente o numero do banco, da agência e da conta corrente. Os cadastros das contas financeiras podem ser visualizados em: Modulo finanças>cadastros>Contas financeiras.
Caso o sistema não encontre, no momento da importação do arquivo, a conta cadastrada, o arquivo não será importado e aparecerá a mensagem a seguir:
Método de pagamento
Para identificar cada título no sistema, são usados os campos ‘número de autorização’ e ‘número do comprovante(NSU)’, esses dois números juntos são únicos para a venda e podem ser usados para a conciliação dos pagamentos de cartão. Eles são gravados em cada título no momento da venda com o TEF. Nos casos em que houverem vendas sem TEF, esses números não são captados automaticamente e é necessário que o usuário informe eles manualmente, para que a conciliação seja feita corretamente no seu recebimento. Para isso, deverá ser habilitado nos cadastros dos métodos de pagamento utilizados nas vendas (cartao debito/credito) o parâmentro que habilita esses campos manuais. Caminho: Módulo vendas>Cadastros>métodos de pagamento. Conforme imagem abaixo:
Poderá ser informado o numero de autorização e o numero do comprovante manualmente nas seguintes operações:
⦁ Na emissão de nota fiscal de saída
⦁ Na edição de Contas a receber
⦁ Na finalização de vendas pelo PDV
⦁ Na substituição de titulos a receber
Importação
Para importar os arquivos de retorno de cartão disponibilizados diariamente pela credenciadora, deve-se acessar o seguinte caminho: menu Financeiro-> Importar retorno cartão. Abaixo será descrito separadamente a importação de arquivos SIPAG, REDE, CIELO e GETNET:
Importação SIPAG
A SIPAG disponibiliza um arquivo de pagamento diariamente, contendo todas as transações de vendas que foram creditadas na conta da empresa. Para ter acesso a este arquivo diário, o cliente deve entrar em contato com o banco Sicoob e fazer a solicitação.
Para fazer a conciliação, os campos devem ser informados conforme abaixo:
Data arquivo: este campo deve ser preenchido com a data que o arquivo foi disponibilizado pode ser encontrada no próprio nome do arquivo. Exemplo PGTOS3455119220191120100400.txt (Data 20-11-2019);
⦁ Credenciadora: este campo deve ser preenchido com a credenciadora do arquivo disponibilizado, a SIPAG;
⦁ Arquivo: este campo é preenchido automaticamente após informar a credenciadora, para tal, o sistema busca no caminho informado no cadastro da credenciadora, um arquivo com a data informada e o codigo de controle do cliente na credenciadora. Também será possível buscar um arquivo manualmente, clicando no botão de busca, ao lado do campo do arquivo.
Ao clicar ‘Importar’, o sistema irá ler o arquivo encontrado e buscar os títulos vinculados no momento da venda, separando por Débitos, Créditos e Créditos parcelados, e informa-los na coluna ‘Documento’.
Quando não houver vínculo de títulos no sistema, poderá ser vinculado manualmente, clicando na coluna ‘Documento’, onde abrirá a tela de consulta de títulos;
O vínculo dos títulos com o TEF, são pelo número da autorização e número do comprovante de venda (no banco RECEBER.NUMERO_AUTORIZACAO e RECEBER.NUMERO_NSU). Estes campos são gravados automaticamente nos títulos a receber, criados após a realizacao do pagamento de cartão com o TEF. Obs: Poderá ser informado manualmente o número de autorização e o numero do comprovante, em casos de vendas sem TEF, o campo estará disponível na tela de cadastro da nota fiscal, aba títulos, ou na edição do título, ou ainda na finalização do PAF. O campo manual estará visível somente se o parâmetro ‘Informa numero autorização manualmente estiver marcado no cadastro de Métodos de pagamento.
Informações das colunas:
Documento: Número do título do sistema vinculado ao recebimento Valor título: Valor do titulo do sistema vinculado ao recebimento
Data vencimento: Vencimento do titulo do sistema vinculado ao recebimento Data recebimento: Data do credito na conta da empresa
Parcela: parcela da venda Valor venda: Valor da venda
Valor tarifa: Valor descontado pela credenciadora sobre a venda
Valor recebido: Valor liquido creditado na conta da empresa (valor da venda - valor tarifa)
Bandeira: A bandeira do cartão que foi realizado a venda
Cartão: O tipo do cartão utilizado, debito, credito ou credito parcelado Autorização: O número de autorização da transação da venda
Recebimento: O tipo de recebimento pela credenciadora, normal, antecipado ou Lib.de suspensão; Conta: A conta financeira que foi realizado o credito pela credenciadora
Observação: Identifica se não encontrou o titulo vinculado no sistema.
Registros utilizados no arquivo
Para um melhor entendimento de como é realizada a conciliação, ao obter acesso ao conteúdo do arquivo ou do manual da SIPAG utilizado na implementação, pode-se observar os registros disponíveis para a leitura. No caso da SIPAG, o sistema utiliza os registros 020, 021, 022, 023, 024 e 026 para identificar os recebimentos de debito, credito e parcelados.
Importação REDE
A REDE disponibiliza três arquivos diariamente, que devem ser utilizados para a conciliação. Para ter acesso a estes arquivos, a empresa deve entrar em contato com a REDE e solicitar uma VAN homologada por eles, para fazer o contrato de transferencia de arquivos.
EEFI: Arquivo Financeiro: Contém todos os pagamentos das vendas de crédito e crédito parcelados, creditados na conta da empresa, separados por Resumo de vendas, ou seja, neste arquivo não consta o pagamento de cada transação.
EEVC: Arquivo de vendas a credito: Contém todas as vendas de crédito e crédito parcelado realizadas no dia. Este arquivo é importante para realizar a atualização dos titulos a receber no sistema, pois será através desta atualização, que posteriormente poderá ser feita a conciliação destes títulos na data de pagamento deles;
EEVD: Arquivo de vendas a debito: contem todas as transações de vendas no cartão de debito, que foram creditadas na conta da empresa.Este arquivo possui informações das vendas e do pagamento realizado pela credenciadora na conta da empresa;
Para fazer a conciliação, os campos devem ser informados conforme abaixo:
⦁ Data arquivo: este campo deve ser preenchido com a data que o arquivo foi disponibilizado.
⦁ Credenciadora: este campo deve ser preenchido com a credenciadora do arquivo disponibilizado, a REDE;
⦁ Arquivos: buscar cada arquivo manualmente, clicando no botão de busca, ao lado do campo do arquivo.
Ao clicar ‘Importar’, o sistema irá ler os arquivos e buscar os títulos vinculados no momento da venda, separando por Débitos e Créditos e informa-los na coluna‘Documento’.
Quando não houver vínculo de títulos no sistema, poderá ser vinculado manualmente, clicando n coluna ‘Documento’, onde abrirá a tela de consulta de títulos;
O vínculo dos títulos com o TEF, são pelo número da autorização e número do comprovante de venda (no banco RECEBER.NUMERO_AUTORIZACAO e RECEBER.NUMERO_NSU). Estes campos são gravados automaticamente nos títulos a receber, criados após a realizacao do pagamento de cartão com o TEF. Obs: Poderá ser informado manualmente o número de autorização, em casos de vendas sem TEF, o campo estará disponível na tela de cadastro da nota fiscal, aba títulos, ou na edição do título, ou ainda na finalização do PAF. O campo manual estará visivel somente se o parametro ‘Informa numero autorizacao manualmente’estiver marcado no cadastro de Métodos de pagamento.
Para a conciliação dos pagamentos a credito com o arquivo EEFI, o sistema busca pelos titulos vinculados ao Resumo de venda, Ponto de venda e Data de credito. Estes campos ja devem estar atualizados nos titulos do sistema pelo arquivo EEVC.
Informações das colunas:
Documento: Número do título do sistema vinculado ao recebimento Valor título: Valor do titulo do sistema vinculado ao recebimento
Data vencimento: Vencimento do titulo do sistema vinculado ao recebimento Data recebimento: Data do credito na conta da empresa
Parcela: parcela da venda Valor venda: Valor da venda
Valor tarifa: Valor descontado pela credenciadora sobre a venda
Valor recebido: Valor liquido creditado na conta da empresa (valor da venda - valor tarifa) Bandeira: A bandeira do cartão que foi realizado a venda
Cartão: O tipo do cartão utilizado, debito, credito ou credito parcelado Autorização: O número de autorização da transação da venda
Recebimento: O tipo de recebimento pela credenciadora, normal, antecipado ou Lib.de suspensão; Data Resumo venda: data do resumo de venda
Numero resumo venda: Numero do resumo de venda
Conta: A conta financeira que foi realizado o credito pela credenciadora
Observação: Identifica se não encontrou o titulo vinculado no sistema, ou se restou valores nao conciliados do resumo de venda do arquivo EEFI;
Registros utilizados no arquivo
Para um melhor entendimento de como é realizada a conciliação, ao obter acesso ao conteúdo d arquivo ou do manual da REDE utilizado na implementação, pode-se observar os registros disponíveis para a leitura. No caso da REDE, o sistema utiliza os registros 01 e 05 para as vendas de debito(EEVD), os registros 006, 008, 010, 012, 014 para vendas de crédito(EEVC), e o 032 e 034 para as recebimentos do arquivo financeiro(EEFI).
Importação CIELO
A CIELO disponibiliza um arquivos diariamente, que deve ser utilizado para a conciliação. Para ter acesso a este extrato eletrônico, a empresa deve entrar em contato com a CIELO e solicitar um contrato de transferência de arquivos.
Para fazer a conciliação, os campos devem ser informados conforme abaixo:
⦁ Data arquivo: este campo deve ser preenchido com a data que o arquivo foi disponibilizado.
⦁ Credenciadora: este campo deve ser preenchido com a credenciadora do arquivo disponibilizado, a CIELO;
⦁ Arquivos: buscar cada arquivo manualmente, clicando no botão de busca, ao lado do campo do arquivo.
Ao clicar ‘Importar’, o sistema irá ler os arquivos e buscar os títulos vinculados no momento da venda, separando por Débitos, Créditos e Créditos parcelados, e informa-los na coluna ‘Documento’.
Quando não houver vínculo de títulos no sistema, poderá ser vinculado manualmente, clicando na coluna ‘Documento’, onde abrirá a tela de consulta de títulos;
O vínculo dos títulos com o TEF, são pelo número da autorização e número do comprovante de venda (no banco RECEBER.NUMERO_AUTORIZACAO e RECEBER.NUMERO_NSU). Estes campos são gravados automaticamente nos títulos a receber, criados após a realização do pagamento de cartão com o TEF. Obs: Poderá ser informado manualmente o número de autorização, em casos de vendas sem TEF, o campo estará disponível na tela de cadastro da nota fiscal, aba títulos, ou na edição do título, ou ainda na finalização do PAF. O campo manual estará visível somente se o parâmetro ‘Informa numero autorização manualmente’estiver marcado no cadastro de Métodos de pagamento.
Informações das colunas:
Documento: Número do título do sistema vinculado ao recebimento Valor título: Valor do titulo do sistema vinculado ao recebimento
Data vencimento: Vencimento do titulo do sistema vinculado ao recebimento Data recebimento: Data do credito na conta da empresa
Parcela: parcela da venda Valor venda: Valor da venda
Valor tarifa: Valor descontado pela credenciadora sobre a venda
Valor recebido: Valor liquido creditado na conta da empresa (valor da venda - valor tarifa)
Bandeira: A bandeira do cartão que foi realizado a venda
Cartão: O tipo do cartão utilizado, debito, credito ou credito parcelado Autorização: O número de autorização da transação da venda Comprovante: O número do comprovante da transação da venda (NSU)
Recebimento: O tipo de recebimento pela credenciadora, normal, antecipado ou Lib.de suspensão; Data Resumo venda: data do resumo de venda
Numero resumo venda: Numero do resumo de venda
Conta: A conta financeira que foi realizado o credito pela credenciadora Observação: Identifica se não encontrou o titulo vinculado no sistema
Registros utilizados no arquivo
Para um melhor entendimento de como é realizada a conciliação, ao obter acesso ao conteúdo do arquivo ou do manual da CIELO utilizado na implementação, pode-se observar os registros disponíveis para a leitura. No caso da CIELO, o sistema utiliza os registros 01, 02, 05 e 06 para identificar os recebimentos de venda normal ou antecipados.
Importação GETNET
A GETNET disponibiliza um arquivos diariamente, que deve ser utilizado para a conciliação. Para ter acesso a este extrato eletrônico, a empresa deve entrar em contato com a GETNET e solicitar um contrato de transferência de arquivos.
Para fazer a conciliação, os campos devem ser informados conforme abaixo:
⦁ Data arquivo: este campo deve ser preenchido com a data que o arquivo foi disponibilizado.
⦁ Credenciadora: este campo deve ser preenchido com a credenciadora do arquivo disponibilizado, a GETNET;
⦁ Arquivos: buscar cada arquivo manualmente, clicando no botão de busca, ao lado do campo do arquivo.
Ao clicar ‘Importar’, o sistema irá ler os arquivos e buscar os títulos vinculados no momento da venda, separando por Débitos, Créditos e Créditos parcelados, e informa-los na coluna ‘Documento’.
Quando não houver vínculo de títulos no sistema, poderá ser vinculado manualmente, clicando na coluna ‘Documento’, onde abrirá a tela de consulta de títulos;
O vínculo dos títulos com o TEF, são pelo número da autorização e número do comprovante de venda (no banco RECEBER.NUMERO_AUTORIZACAO e RECEBER.NUMERO_NSU). Estes campos são gravados automaticamente nos títulos a receber, criados após a realização do pagamento de cartão com o TEF. Obs: Poderá ser informado manualmente o número de autorização, em casos de vendas sem TEF, o campo estará disponível na tela de cadastro da nota fiscal, aba títulos, ou na edição do título, ou ainda na finalização do PAF. O campo manual estará visível somente se o parâmetro ‘Informa numero autorização manualmente’estiver marcado no cadastro de Métodos de pagamento.
Informações das colunas:
Documento: Número do título do sistema vinculado ao recebimento Valor título: Valor do titulo do sistema vinculado ao recebimento
Data vencimento: Vencimento do titulo do sistema vinculado ao recebimento Data recebimento: Data do credito na conta da empresa
Parcela: parcela da venda Valor venda: Valor da venda
Valor tarifa: Valor descontado pela credenciadora sobre a venda
Valor recebido: Valor liquido creditado na conta da empresa (valor da venda - valor tarifa) Bandeira: A bandeira do cartão que foi realizado a venda
Cartão: O tipo do cartão utilizado, debito, credito ou credito parcelado Autorização: O número de autorização da transação da venda Comprovante: O número do comprovante da transação da venda (NSU)
Recebimento: O tipo de recebimento pela credenciadora, normal, antecipado ou Lib.de suspensão; Data Resumo venda: data do resumo de venda
Numero resumo venda: Numero do resumo de venda
Conta: A conta financeira que foi realizado o credito pela credenciadora Observação: Identifica se não encontrou o titulo vinculado no sistema
Registros utilizados no arquivo
Para um melhor entendimento de como é realizada a conciliação, ao obter acesso ao conteúdo do arquivo ou do manual da GETNET utilizado na implementação, pode-se observar os registros disponíveis para a leitura. No caso da GETNET, o sistema utiliza os registros 01 e 02 para identificar os recebimentos de venda normal ou antecipados.
Baixa dos títulos
A baixa dos títulos vinculados será feita após clicar no botão ‘OK’ da tela de importação e processar o arquivo. Todos os títulos vinculados serão baixados no sistema com a data do dia, com valor recebido, descontando o valor da tarifa informada na coluna. A baixa pode ser feita de forma automática ou visualizando a tela de baixa anteriormente com todos os títulos que serão baixados, isso dependerá do parâmetro geral de finanças: ‘Baixa dos títulos automático após importar retorno bancário’.
Validações
Não poderá ser vinculado título com saldo menor que o recebido pela credenciadora;
Poderá ser vinculado título com saldo maior que o recebido pela credenciadora, porém será mostrado um aviso em tela e o valor a mais será deduzido como desconto;
O arquivo não será importado se a conta financeira do cliente no arquivo, onde são depositados os valores pela credenciadora não estiver devidamente cadastrada no sistema;
Ao clicar no botão ‘OK’, o sistema oferece a opção de processar os títulos vinculados, ou salvar as informações para processar depois;
Consulta importação
Para processa-lo, basta clicar em visualizar e editar a tela de importação.
Para consultar os títulos que fazem parte do retorno, no botão direito tem a opção ‘Consultas títulos’. Conforme imagem a seguir:
Estorno
Ao realizar o estorno de uma baixa que foi feita via importação de retorno cartão, o arquivo de retorno será estornado também e ficará pendente de processamento novamente;