Biometria - Cadastro
Com esse campo é possível realizar o cadastro biométrico de determinado colaborador informado previamente em um formulário.
Para configuração basta selecionar no tipo de campo Biometria - Cadastro, e vincular neste campo uma variável do tipo Biometria. Para campos do tipo biometria não há necessidade de que sejam informados títulos, pois os mesmos já vêm pré-configurados com textos padrão.
Após a criação deste campo, habilite o evento ao sair do formulário onde deve conter uma execução de SQL para inserir a biometria no tabela desejada.
** Os recursos de cadastro e leitura biométrica estão restritos à utilização de um equipamento de leitura biométrica homologado. No momento, o único modelo homologado no DOX é o "FingerTech Hamster DX".
PROCESSO BPM
Abaixo estaremos ensinando como configurar o cadastro de biometria digital em um processo BPM. Vale lembrar que este recurso está em versão homologada: 12.6.5. A versão disponível de uso é 12.6.1.
Requisitos obrigatórios para o funcionamento:
- Configuração do leitor. (clique aqui)
- micro_serviço de biometria ativo.
Criação do BPM
- Acesse módulo de processos.
- Processos de negócios (BPM).
- Novo [F2].
Após a criação do processo, definir nome e permissões.
Atividade 1
Vamos criar uma nova atividade onde conterá as configurações principais do leitor e o formulário de cadastro. Na aba "Formulários" iremos criar dois formulários, um dissertativa com uma variável do tipo FK vinculada e o formulário de cadastro de biometria.
Formulários:
- "Usuário" do tipo Dissertativa, armazenada em /*IDUSUARIO*/ (variável do tipo Inteiro)
- "Cadastrar biometria" do tipo Biometria, armazenada em /*BIOMETRIA*/ (variável do tipo Biometria)
Logo após iremos fazer o INSERT dos dados em uma tabela. Segue abaixo o script da criação da tabela, use uma ferramenta de banco de dados para a criação da tabela tais como pgAdmin/Dbeaver, entre outras.
PostgreSQL:
CREATE TABLE BIOMETRIA_FUNCIONARIO (
ID INTEGER NOT NULL,
HASH BYTEA NOT NULL,
CONSTRAINT PK_BIOMETRIA_FUNCIONARIO PRIMARY KEY (ID));
Oracle:
CREATE TABLE BIOMETRIA_FUNCIONARIO (
IDUSUARIO INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY,
BIOMETRIA BLOB NOT NULL );
Após a criação da tabela vamos criar o evento de inserção dos dados, na aba "Eventos" crie o evento Registro banco dados - SQL Executar. Neste nosso exemplo, colocamos o evento para ser executado AO SAIR da atividade.
SQL do conector:
INSERT INTO BIOMETRIA_FUNCIONARIO (ID,HASH)
VALUES (0/*IDUSUARIO*/,'/*BIOMETRIA*/')
Criando o evento e vinculando em um conector SQL com o código acima, basta salvar todas as alterações e liberar o processo.
Testando o processo no Portal: