Dissertativo
TEXTO e TEXTO LONGO
Um formulário do tipo Dissertativo vinculado à uma variável do tipo Texto ou Texto Longo serve para disponibilizar ao usuário na colaboração de um processo no portal, uma área para digitar um texto livre. O campo "Texto" é utilizado para breve descrições, enquanto que o campo "Texto Longo" permite um numero maior de caracteres digitados.
Para disponibilizar campos como esses em um processo, é necessário criar um formulário, selecionar o tipo Dissertativo, criar e vincular uma variável do tipo Texto ou Texto Longo.
INTEIRO e VALOR
Um formulário do tipo Dissertativo vinculado à uma variável do tipo Inteiro ou Valor serve para disponibilizar ao usuário na colaboração de um processo no portal, uma área para digitar um valor numérico inteiro ou decimal.
Por exemplo, em um campo de quantidade de itens, usamos o tipo inteiro, enquanto que em um campo de valor dos itens usamos um tipo valor.
Para disponibilizar campos como esses em um processo, é necessário criar um formulário, selecionar o tipo Dissertativo, criar e vincular uma variável do tipo Inteiro ou Valor.
DATA, HORA e DATA e HORA
Um formulário do tipo Dissertativo vinculado à uma variável do tipo Data, Hora ou Data e Hora serve para disponibilizar ao usuário na colaboração de um processo no portal, uma área para digitar ou selecionar uma data/hora.
A diferença desses campos é que, DATA, HORA são usado para ter o valor desses campos separadamente, enquanto que DATA E HORA é um campo onde o usuário coloca as duas informações.
Para disponibilizar campos como esses em um processo, é necessário criar um formulário, selecionar o tipo Dissertativo, criar e vincular uma variável do tipo Data, Hora ou Data e Hora.
ANEXO - ARQUIVO
Um formulário do tipo Dissertativo vinculado à uma variável do tipo Anexo - Arquivo serve para disponibilizar ao usuário na colaboração de um processo no portal, uma área para selecionar um arquivo do computador para anexar no processo e/ou salvar em uma pasta do GED.
Para disponibilizar campos como esses em um processo, é necessário criar um formulário, selecionar o tipo Dissertativo e selecionar o Tipo Anexo - Arquivo (não é obrigatório vincular uma variável).
Aba "Campo", com a variável vinculada:
Se o objetivo do campo é apenas anexar o arquivo no processo, não é necessário vincular nenhuma variável no formulário. Cada variável desse formulário faz coisas diferentes.
- Armazenar em: (/*ANEXOS*/) armazena o arquivo na variável selecionada para ser utilizada em eventos do processo;
Aba "Arquivo":
- Nome do arquivo: (/*NOMEARQUIVO*/) renomeia o arquivo anexado com o conteúdo atual da variável selecionada;
- Pasta de destino: (/*IDPASTA*/) grava o arquivo em uma pasta no GED informada na variável selecionada;
- Código do arquivo: (/*IDARQUIVO*/) armazena o código gravado no banco do arquivo anexado na variável selecionada.
** Importante ressaltar que a partir de 17.3 +, na aba "Opções de colaboração", ao clicar no botão "Mais opções" o seguinte campo é apresentado:
- Filial associada: Com este campo, os anexos incluídos na atividade serão inseridos na GED_ARQUIVO com a filial configurada, tendo as seguintes possibilidades:
- Do usuário logado: Inclui a filial do usuário executor da atividade. Caso não exista nenhuma filial vinculada no cadastro de colaborador, será buscado a filial publica.
- Fixa: Inclui sempre uma filial padrão.
- Nenhuma: Nenhuma filial é vinculada ao anexo, deixando o campo zerado.
Para consultar a filial de um arquivo (além de acessar a tabela), basta acessar o GED no portal, clicar sobre o documento e em "Editar propriedades".
CONSULTA FK
Um formulário do tipo Dissertativo vinculado à uma variável do tipo Consulta FK serve para disponibilizar ao usuário na colaboração de um processo no portal, uma área para selecionar um valor de um conector FK (consulta de uma tabela do banco de dados).
Para disponibilizar campos como esses em um processo, é necessário criar um formulário, selecionar o tipo Dissertativo, criar e vincular uma variável do tipo Consulta FK e informar qual a FK vinculada.
** OBS: Quando criado um conector de FK, por padrão o sistema coloca o prefixo "FK_" na frente da descrição. Então se você nomeou "Produtos", na consulta abaixo ele aparecerá como "FK_Produtos"