Ir para o conteúdo principal

Manutenção do PostgreSQL

Vacuum/analyze

Para garantir ainda mais performance em nosso banco e retirar toda sujeira de dados ,no momento em que o comando VACUUM é executado, é feita uma varredura em todo o banco a procura de registros inúteis, onde estes são fisicamente removidos diminuindo o tamanho físico do banco.

Mas além de apenas remover os registros, o comando VACUUM encarrega-se de organizar os registros que não foram deletados, garantindo que não fiquem espaços/lacunas em branco após a remoção dos registros inúteis.

**Opções: a função de vacuum possui 3 parâmetros básicos conforme abaixo:

Full

Quando o vacuum é utilizado em conjunto com este parâmetro, então é feita uma limpeza completa de todo o banco, em todas as tabelas e colunas. Este processo geralmente é demorado e evita que qualquer outra operação no banco seja realizada.

Freeze

Força o congelamento de qualquer entrada e saída do banco no momento de rodar o vacuum.

Analyze

Ao usar o ANALYSE junto ao seu comando VACUUM ele irá atualizar as estatística do banco de dados a fim de melhorar a performance das pesquisas.

  • Para executar abra o gerenciador de banco pgAdmin3 ou pgAdmin 4;
  • Clique com botão direito em cima do banco de dados desejado;
  • Escolha maintenance;
  • Marque a opção Vacuum;

Escolha a opção (Full, freeze ou analyse) conforme descrição acima. O comando também pode ser usado apenas em uma tabela, ou até uma coluna do banco.