Ir para o conteúdo principal

Portas de conexão do Bancos de Dados

Sempre que instalamos um banco de dados no computador local ou em servidores, os bancos vêm com suas configurações padrões para conexão, um ponto importante dessa configuração são as portas de conexões, que servem para que possamos realizar a comunicação das ferramentas da Ema ou de aplicativos usados para realizar consultas e manutenções no próprio banco.

 

Lista de de banco de dados e Portas utilizadas na Ema

 

  • Oracle: Porta 1521
  • Postgres: Porta 5432
  • Firebird: Porta 3050
Possíveis causas para falhas de conexão com o bando de dados e perda de comunicação

Em algumas situações, pode ocorrer algumas falhas de comunicação ou não conseguirmos conectar no banco de dados. São algumas delas:

Porta do banco não está liberada no firewall do Windows

Há casos em que não conseguimos conexão porque a porta do nosso banco de dados não está liberada no firewall do Windows, para verificarmos e termos certeza que não é por conta disso que não conseguimos a conexão com o BD, devemos:

clicar no menu iniciar -> pesquisar por "Firewall" -> selecionarmos a opção: Windows Defender Firewall com Segurança Avançada:

firewall.gif

Porta Já utilizada por outro processo ou aplicativo

Em situações que a porta está em uso por outro software/aplicativo ou processo, devemos tentar identificar qual o processo primeiro e depois avaliar se é possível alterar a porta ou até mesmo removê-lo do servidor ou computador se necessário, pois pode acabar impactando na comunicação com o banco de dados e gerando não-conformidades.

Para identificarmos podemos usar o comando pelo prompt de comando, ou CMD através do atalho image-1718111333499.png+ R e digitando o comando cmd para abrir a tela do terminal de consulta.

image-1718111382888.png

Depois na tela do terminal, digitamos o seguinte comando "netstat -aon", este comando irá listar os ip's e portas que estão em uso no Windows, auxiliando a identificar se a porta que precisamos para o banco de dados está livre ou não.

 

 

Porta do banco alterada ou redirecionada em acessos externos

Em casos bem específicos, podemos nos deparar com as portas convencionais não sendo utilizadas em alguns casos por definição internas da empresas ou nossos clientes. Nesse caso devemos primeiro confirmar com a equipe de TI do cliente caso houver.