Ir para o conteúdo principal

Filtros de BI

Para realizar a criação de Filtros em um painel de indicadores, é necessário que sejam feitos alguns ajustes nos conectores dos gráficos utilizados no painel. Primeiro, devemos saber pelo o que será filtrado o nosso painel.

Como exemplo iremos utilizar um filtro por Filial que abrange a possibilidade de o usuário querer consultar uma relação contendo dados de todas as filiais ao mesmo tempo. Para isso, deve-se entrar no conector de SQL que traz essas informações. Nele, provavelmente você terá uma cláusula WHERE (se não tiver, a mesma deve ser criada). É aqui que será inserida a condição do filtro que será realizado.

O gráfico que estamos utilizando traz os dados de saldo em estoque por filial, portanto, em nosso SQL vamos montar o seguinte filtro:

image-1637960350661.png

Desse modo, iremos obter apenas os dados da Filial selecionada (ESTOQUE_FILIAL.IDFILIAL = 0/*IDFILIAL*/). Ou então, de todas as filiais caso nenhuma seja selecionada: (or (0 = 0/*IDFILIAL*/)). Sendo /*IDFILIAL*/ uma variável do tipo Inteiro.

Agora, para entender melhor a funcionalidade da variável /*IDFILIAL*/, vamos criar o filtro do nosso gráfico para que os usuários possam utilizá-lo. Com o botão direito no painel de Indicador, vamos selecionar a opção "Filtros". Feito isso, uma tela irá se abrir para que sejam preenchidas algumas informações sobre o filtro.

Atualmente, estão disponíveis os seguintes tipos de filtro para utilização nos Painéis de Indicadores:

  • Lista de seleção: esse tipo de filtro permite que sejam selecionados mais de um registro para realizar o filtro. Poderíamos utilizar esse tipo de filtro para o nosso exemplo, desse modo nosso painel iria exibir dados de mais de uma filial simultaneamente. Com esse tipo de filtro selecionado, deve ser informado um conector de SQL no campo “Dados Filtros” trazendo uma relação de múltiplos registros que podem ser selecionados para filtragem.
    • SQL: para Filtros do tipo Lista de seleção o SQL deve conter a condição in(0/*IDFILIAL*/) ao invés de = 0/*IDFILIAL*/
  • Período: esse tipo deve ser selecionado para casos onde devem ser utilizados filtros de data. Em variável início e fim devem ser informadas as variáveis que armazenam as datas de início e fim que serão consideradas.
    • SQL: para filtros do tipo Período, o SQL deve conter a condição between ‘/*DATAINICIO*/’ and ‘/*DATAFIM*/’
  • Faixa de valor: esse tipo de filtro é semelhante ao de período, porém, com ele, serão utilizados campos do tipo Valor ao invés de Data. Sua condição no também será between 0/*VALORUM*/ and 0/*VALORDOIS*/
  • FK: esse é o tipo que iremos utilizar em nosso exemplo.
    • No campo Descrição deve-se informar uma identificação para o Filtro;
    • No campo Nome Variável deve-se informar a variável que está sendo utilizada no SQL (IDFILIAL);
    • No campo Tabela deve-se informar a tabela ou conector de Foreign Key que será utilizado para trazer os dados para seleção.

image-1637960512649.png

Feito isso, basta clicar em Ok e o filtro estará salvo em seu Painel de Indicadores para que você possa iniciar a utilização e filtragem dos dados!