Ir para o conteúdo principal

Protocolos de processo

Protocolos de processo são criados para que mostrem informações preenchidas por um usuário em colaboração com uma instância de processo.

Como exemplo, podemos utilizar um processo de Registro de Reunião. A partir das informações preenchidas neste processo, é necessário que seja gerada uma Ata da Reunião realizada. Essa ata é o que podemos chamar de protocolo de processo.

Para criar protocolos de processo, basta na lista de Processos BPM, com o botão direito do mouse clicar sobre o processo desejado. Um menu irá aparecer com várias operações que podem ser executadas. A que deve ser escolhida para esse caso é: Assistente para monitorar processos -> Protocolo...

image-1638196609757.png

Após clicar na opção Protocolo, a tela inicial do construtor de relatórios (Report Builder) utilizado pela Plataforma DOX será aberta para que a modelagem do protocolo seja iniciada.

A partir do Assistente para Gerar Protocolos toda a consulta SQL (necessária para a busca de informação) é montada automaticamente assumindo o nome "Processo". Essa consulta traz todos os campos contidos no processo para que possam ser mostrados posteriormente na visualização do protocolo.

image-1638196659707.png

Caso seja necessário trazer informações além das que são trazidas automaticamente pelo assistente, é necessário que na aba Dados, seja editada a consulta atual ou criada uma nova consulta abrangendo as novas informações que precisam estar no protocolo.

image-1638196721845.png

Após ter todas as informações necessárias, a modelagem do protocolo pode ser iniciada, adicionando os campos (arrastar e soltar) ao layout de acordo com as informações que precisam ser exibidas. 

**** Caso no processo que você esteja trabalhando existam campos de formulário do tipo Grade de Dados, é necessário que essas informações sejam trazidas a partir de funções e procedures de banco de dados. Essas serão utilizadas para trazer as informações desejadas por meio do SQL de consulta que foi gerado automaticamente, ou então criando uma nova consulta.

Após montado o layout do protocolo, basta utilizar o atalho do Ctrl + S para salvar o seu modelo e fechar a tela de edição do Report Builder. Para salvar o protocolo na sua plataforma, basta dar um Ok na tela que se abre (Cadastro de Relatório).

Com o Protocolo salvo no DOX, para vinculá-lo ao processo desejado basta selecioná-lo no campo Protocolo Personalizado na tela de Edição/Criação de Processo, e também no campo Protocolo, dentro da aba "Atividade".

image-1638197452687.png