Ir para o conteúdo principal

Configurar acesso externo ao DOX Portal

** Caso houver dúvida relacionado ao procedimento abaixo, entrar em contato com o T.I. da ema software.

Mais conteúdos: Utilizando certificado auto assinado SSL para HTTPS no Portal

Requisitos: 

Para que o acesso ao DOX Portal possa ser feito através de um subdomínio, ao invés de um endereço IP ou por meio de um host genérico obtido por serviços gratuitos de DNS, a empresa precisa ter um domínio registrado no órgão https://registro.br/ e possuir acesso ao seu gerenciamento.

Também é necessário possuir um link de internet com endereço IP fixo, para poder vincular o subdomínio ao endereço IP. A disponibilidade do endereço IP fixo pode ser averiguada com a operadora de telecomunicações que provê o acesso a internet na sua empresa. Já o número do endereço IP pode ser obtido acessando o site http://meuip.com/ a partir de sua rede, ou ainda confirmando ele diretamente com a operadora.

Configuração: 
  • Passo 1 - Obter acesso ao serviço de DNS do domínio:

Cumprindo os requisitos, o primeiro passo consiste em acessar o gerenciamento do servidor DNS do domínio de sua empresa. Este recurso geralmente é utilizado por meio de um serviço de hospedagem, onde o domínio será hospedado após ter o registro efetuado no https://registro.br/

Em sua hospedagem, acesse os serviços de DNS e crie um registro do tipo Address (A). No exemplo abaixo, será criado um host para o domínio ema.net.br. Ele será chamado dox.ema.net.br e irá apontar o caminho de conexão para o endereço IP fixo 256.98.41.76:

image-1640183514992.png

Após inserir o host na tabela de DNS de sua hospedagem, levará alguns minutos para que o endereço seja replicado para os demais serviços de DNS da internet. Na sequência, o host vai passar a responder para o endereço IP. Você pode confirmar se o subdomínio estará respondendo para o endereço IP utilizando a ferramenta PING no prompt de comando do seu sistema operacional, realizando o PING para o host criado no passo anterior.

  • Passo 2 - Realizar o redirecionamento da porta de comunicação do DOX:

Este passo consiste em configurar o acesso externo ao DOX Portal. Primeiramente é necessário obter a porta de comunicação principal informada no ema_configurador. No exemplo a seguir a porta padrão foi definida como sendo a de número 80:

image-1640183660737.png

É por meio desta porta padrão que o acesso web ao DOX Portal será realizado. Para configurar o acesso externo é necessário acessar o gateway de sua rede (modem ADSL, roteador, sistema de firewall, etc.) e criar uma regra de NAT. Esta regra vai permitir que todos os acessos externos que chegarem na sua rede pela porta 80 (através do seu endereço de IP fixo ou pelo subdomínio criado no primeiro passo) sejam redirecionados para o servidor onde o DOX Portal estará em execução, fazendo assim com que a conexão seja estabelecida.

Abaixo encontra-se o exemplo de uma regra de NAT para este fim:

image-1640183758038.png

A regra informa que todas as conexões de rede originadas do link VIVO, utilizando o protocolo TCP e a porta 80, serão encaminhadas para o servidor na rede local que possui o endereço IP 192.168.0.206.

A porta 80 é a porta padrão do protocolo HTTP. Caso outra porta principal seja informada no ema_configurador, a regra deve ser feita para ela. 

Além do redirecionamento desta porta no gateway, também será necessário efetuar a liberação dela no firewall do Windows, onde o servidor DOX está instalado.

  • Passo 3 – Acessar o DOX Portal pela rede externa:

Com as configurações anteriores realizadas, será possível acesso o DOX Portal a partir de uma rede externa utilizando o endereço http://dox.ema.net.br. Indicamos que ao criar um host para o seu domínio, seja utilizado o seguinte padrão: http://dox.seudominio.com.br.

Caso a porta principal informada no ema_configurador não seja a porta 80 (porta padrão do protocolo HTTP), será necessário informá-la no caminho do host. Como exemplo, se a porta informada no Ema Configurador for a 8080, o acesso seria realizado da seguinte forma: http://dox.ema.net.br:8080

Para facilitar o acesso ao DOX Portal quando a porta principal não for a 80 (o que pode ocorrer, caso ela já esteja sendo utilizada em sua infraestrutura de TI por outra aplicação), uma opção é criar a estrutura de um subdomínio em sua hospedagem, fazendo com que o acesso seja realizado pelo host sem a necessidade de informar a porta alternativa. Isto é possível por meio de um redirecionamento de URL no arquivo index.html do subdomínio. Para este caso é necessário primeiramente acessar a hospedagem do seu domínio e criar a estrutura de um subdomínio na hospedagem:

image-1640183890182.png

Neste exemplo estamos criando o subdomínio chamado http://dox.ema.net.br. Note que este não é um registro de DNS. Após criar o subdomínio, na estrutura de seu site será criado um diretório chamado DOX (por padrão, o diretório será criado dentro de “/www”). O passo seguinte consiste em acessar o diretório DOX. Geralmente este acesso é feito via FTP. Indicamos o uso do cliente de FTP chamado Filezilla FTP Client:

image-1640183950196.png

Dentro do diretório DOX você irá encontrar o arquivo index.html. Ele fará com que ao acessar o site http://dox.ema.net.br o acesso seja redirecionado para outro caminho.

Faça o download do arquivo index.html e edite ele com um editor de texto. A sintaxe a ser utilizada dentro do arquivo index.html para realizar o redirecionamento é a seguinte:

<!DOCTYPE html>
<html class="no-js" lang="pt-br">
  <META http-equiv="refresh" content="0;URL=http://endereço_IP_fixo:Porta_Dox">
</html>

No argumento “URL” você deverá informar o seu endereço IP fixo e a porta principal que está sendo utilizada pelo DOX. Como exemplo, se o seu endereço de IP fixo for 256.98.41.76 e porta principal for a 8080, a sintaxe completa ficaria deste modo:

<!DOCTYPE html>
<html class="no-js" lang="pt-br">
  <META http-equiv="refresh" content="0;URL=http:// 256.98.41.76:8080">
</html>

Sendo assim, ao acessar o endereço http://dox.ema.net.br a conexão será direcionada para o endereço http://256.98.41.76:8080 fazendo com que o usuário não necessite informar a porta, facilitando o acesso.

  • Passo 4 – Acessar o DOX Portal pela rede interna: 

Todas as configurações anteriores referem-se a conexão externa para o DOX Portal. Para acessá-lo internamente neste primeiro momento, não será possível utilizar o host http://dox.ema.net.br, pois ele está vinculado ao seu próprio endereço de IP externo. Sendo assim, ao tentar acessá-lo a partir de sua rede interna, não será possível encontrar o caminho.

Para acessar o DOX Portal em sua rede interna, utilizando o host criado em sua hospedagem, você irá precisar de um servidor DNS na sua rede interna. Este servidor fará com que as conexões para o http://dox.ema.net.br originadas de sua rede interna não sejam mais apontadas para o seu endereço IP público, mas sim para o endereço IP do servidor DOX na rede local.

No exemplo que será apresentando a seguir, está sendo utilizado o Servidor de DNS do Windows Server, que atua juntamente com o serviço de Active Directory da Microsoft.

No servidor DNS, crie uma nova zona primária de pesquisa direta com o nome do host utilizado na hospedagem do domínio. Abaixo encontra-se a conclusão do assistente:

image-1640184148972.png

Com a nova zona de pesquisa direta criada, é necessário criar dentro dela um novo registro DNS do tipo Host (A). Ao criar um novo registro, é necessário deixar o campo NOME em branco, e informar apenas o Endereço IP. Este deve ser o endereço IP do servidor onde o DOX está instalado. No exemplo abaixo, o endereço IP do servidor DOX é apresentado como 192.168.0.206:

image-1640184193838.png

Feito isso, as estações de trabalho da sua rede local precisam estar com os servidores DNS internos definidos em suas configurações de rede. Deste modo, ao tentarem acessar o site http://dox.ema.net.br, o acesso será encaminhado para o endereço IP do servidor na rede local.

Caso você utilize um sistema de proxy em sua rede interna, ele pode não conseguir fazer o redirecionamento para acessar o DOX Portal pela rede interna deste modo. Se ocorrer algum problema, existem duas opções para resolvê-lo: 

  1. A primeira consiste em configurar as opções de internet nas estações de trabalho, informando que o endereço http://dox.ema.net.br não passará pelo proxy.
  2. A segunda opção é configurar no sistema de proxy o ByPass para o endereço http://dox.ema.net.br.
Configurando o acesso via HTTPS: 

O acesso ao DOX Portal via protocolo HTTPS (conexão segura) é definido no ema_configurador. No ema_configurador deve-se utilizar obrigatoriamente a porta principal 443 (porta padrão do protocolo HTTPS) para permitir este acesso.

A configuração é realizada do seguinte modo:

image-1640184590325.png

É necessário também marcar a opção Utiliza HTTPS. Na sequência, deve-se informar o caminho do certificado HTTPS do seu domínio. Ele deve estar obrigatoriamente em formato .pem. Este certificado pode ser obtido por meio de sua hospedagem. Caso você não o tenha, você deverá entrar em contato com sua hospedagem e verificar o procedimento para solicitá-lo.

Feito isto, o acesso ao DOX Portal será feito pelo endereço https://dox.seudominio.com.br