Controle de versão
Vamos abordar um assunto simples, porém que gera algumas dúvidas por parte dos desenvolvedores/modeladores DOX que estão iniciando na ferramenta.
O Sistema DOX trabalha com controle de versão, ou seja, ele possui a finalidade de gerenciar as diferentes versões de um procedimento. O processo de versionamento do software ajuda a documentar inclusões, alterações e exclusões de funcionalidades (Sejam atividades, formulários, eventos, relatórios, etc.).
Com isso, o sistema oferece uma maneira muito inteligente e eficaz de organizar o seu processo. Pode acontecer, por exemplo, de uma versão recém liberada apresentar erros.
O DOX então, permite colocar a versão anterior para colaboração novamente. Por este motivo o versionamento dos processos é essencial em qualquer tipo de projeto, afinal, além das razões citadas acima, a segurança também é maior.
Histórico de operações
Clicando com o botão direito sobre o processo, há uma opção chamada Histórico de operações.
As informações contidas ali são:
- A data e horário onde foi iniciada ou liberada alguma versão do processo.
- O usuário responsável por esta operação.
- Uma observação, que consta qual a versão que foi iniciada ou liberada.
Este assistente permite que eu tenha um controle sobre alguma modificação em relação as versões dos processos.
Duvidas e questionamentos:
Abaixo estão algumas dúvidas que já foram feitas em alguns atendimentos no nosso suporte DOX e que podem ajudar você a entender melhor como funciona o versionamento dos processos:
Tenho um processo de "Conferência" em colaboração que foi iniciado quando a versão 1 estava liberada, porém acabei de liberar a versão 2 para uso. Se eu continuar colaborando com a instância, ela vai seguir com fluxo de modificações da versão 2?
Não, a instância que você está colaborando vai continuar seguindo o fluxo da versão 1, neste exemplo. Todas as modificações realizadas na versão 2 só iram se aplicar a processos que forem iniciados neste versão, após ela ter sido liberada.
Como faço para saber a versão em que tal instância foi iniciada?
No módulo Processo > Processos de negócios (Instâncias), com o mouse sobre a instância desejada, você pode digitar o atalho Ctrl+Shift+D e todos os dados da instância aparecerão.
Procure pelo campo idversao da aba Campos x Dados e lá estará a versão do processo.
OBS: Caso queira fazer uma pesquisa mais complexa sobre aquela instância, na aba SQL desta tela mesma tela, está todas as informações sobre o processo Se necessário modifique na ferramenta de banco de forma à trazer a informação desejada.
Há alguma maneira de eu ver essas informações da instância sem precisar ir na tabela do banco de dados ou ficar procurando com o atalho Ctrl+Shift+D?
Sim, você pode "personalizar" a sua consulta. Desta forma, a informação estará lá, em uma coluna fixa, quando os processos forem listados:
No módulo Processo > Processos de negócios (Instâncias), clique nos três pontos, localizados no canto superior direito da tela e em "Personalizar".
Uma tela de personalização aparecerá. Caso queira que algum campo da aba Campos disponíveis apareça ao listar os processos, clique duas vezes.
O campo escolhido será adicionado para a tela Campos visíveis, onde pode-se configurar:
- Título (Como será mostrado para você na consulta)
- Tamanho que a coluna terá de largura.
Clique em Ok para salvar essa personalização e dando um F5 na consulta do processo, a coluna Id versão mostrará a versão de todos os processos listados:
OBS: Este procedimento funciona em todas as telas de consulta no DOX Estúdio.
Estou na versão 5 de um processo de "Registro de Endereço" liberado. Tenho uma instância que está sendo colaborada, iniciada na versão 2, e tem alguns campos que quero modificar nessa versão 2 antes de finalizar o processo. Se eu iniciar um nova versão do processo, clicar na versão 2, e modificar esses campos, ao liberar e colaborar com a instância novamente, essas modificações que eu fiz serão aplicadas?
Não, pois você pode ter iniciado a versão 2 (A versão antiga), mas ao liberar a versão para uso novamente, você estaria na versão 6 do procedimento. Ou seja, essas modificações estariam presentes apenas nos processos que fossem iniciados na versão 6, a mais recente liberada.
Exemplo mais prático:
Criamos um processo onde há apenas uma atividade com três formulários:
Fluxograma:
E liberamos a versão 1:
Depois de liberada, vamos colaborar com ela no portal:
Vamos verificar a instância dela no estúdio.
Processos > Processos de negócio (instâncias) > Filtrar pelo Cód. Processo com o atalho Ctrl + L e informando o código como na imagem acima.
Na aba Processo da instância, como podemos ver, foi seguido o fluxo da versão 1, com apenas a atividade "Informe dados"
Agora, vamos iniciar uma nova versão deste processo, onde iremos acrescentar outra atividade com os formulários da atividade 1, porém somente leitura.
Quando for escolher a versão base que será copiada, a tela apresentará:
- Versão
- Data e hora que foi iniciado cada versão
- O motivo, caso tenha algum, que é informado campo "Motivo da revisão" mostrado na imagem.
- E por fim, o responsável por esta operação.
Copie os formulários da atividade 1(Informe os dados). para a atividade 2 (Mostrar dados).
Fluxograma:
E liberamos a versão 2. Depois de liberada, vamos colaborar com ela e verificar a instância no estúdio:
Podemos ver que a instância seguiu o fluxo da versão 2, com a atividade "Informe dados" e "mostrar dados". Ou seja, o fluxo sempre será seguido conforme a versão que foi iniciado o processo.