Ir para o conteúdo principal

Chamar variáveis no modelo de correspondência

Quando há um evento de envio de e-mail em um processo e usamos um modelo de correspondência, na maioria dos casos, precisamos mostrar valores de variáveis do processo no corpo do e-mail, para que o destinatário possa visualizar informações digitadas/selecionadas pelo usuário no processo.

* Em anexo um processo de exemplo. Basta verificar o evento de envio de e-mail, os campos "conta de envio" e "destino". É necessário testar o conector, altere como achar necessário. 

Na configuração do construtor deve-se chamar as variáveis pela descrição (ex: 0/*IDPROCESSO*/ para tipo inteiro e '/*TEXTO*/' para os outros tipos), fazendo uma consulta SQL. O nome da tabela VERSAODB é usada pois sempre retornará apenas uma linha, dessa maneira, basta colocar valores que quer mostrar no resultado da consulta antes do FROM.

Fazendo a consulta, basta clicar em Executar para que o sistema valide os campos da consulta e apareça na lista de campos na parte de baixo.

image-1650660733937.png

SELECT 0/*IDPROCESSO*/   AS IDPROCESSO,
       '/*NOMEUSUARIO*/' AS RESPONSAVEL,
       '/*DATA*/'        AS DATA,
       '/*LOCAL*/'       AS LOCAL,
       '/*ASSUNTO*/'     AS ASSUNTO,
       '/*PAUTA*/'       AS PAUTA
  FROM VERSAODB

Na aba Corpo, na lista ao lado direito, são exibidos os campos da consulta. Ao fazer um duplo clique com o mouse acima de algum campo dessa lista, irá posicioná-lo onde estiver o cursor na caixa de texto do corpo do e-mail.

image-1650660899481.png

No corpo do E-mail recebido: 

image-1650893727597.png