Processos de negócio (Instâncias)
Quando iniciamos ou colaboramos com alguma instância de processo, é possível não executar alguma ação esperada ou ocorrer erros causados por alguma configuração realizada de modo errado. Para verificar situações como essas, podemos consultar o log do processo a fim de encontrar o causador do problema.
Acessando DOX Estúdio, módulo de processo > Processos de negócio (Instâncias)
Agora, precisamos procurar pela instância onde ocorreu o erro utilizando os campos do filtro na parte superior. É possível procurar quando essa instancia foi iniciada, o status (se está aberta, fechada ou cancelada), o usuário que iniciou, etc,
Outra forma de buscar por uma informação em especifico é Ctrl + L, onde você escolhe qual o campo da tabela e coloca o parâmetro para fazer a busca.
Encontrando a instância, clicamos com o botão direito acima dela, e acessamos a opção "Propriedades".
Nessa opção, podemos ver o fluxograma, que mostra qual o caminho percorrido marcada em verde claro e onde o processo se encontra atualmente, marcado pelo verde mais forte.
Para acessar o log, clicamos na opção Log na parte inferior da tela, e procuramos por algum erro causador do problema, seja usando a barra de rolagem ou utilizando a pesquisa e os filtros. O log está ordenado da informação mais antiga para a mais recente.
Aqui é possível utilizar algumas opções para filtrar os dados quando o log é muito grande. Na parte superior da tela é possível filtrar pela linha, tipo do log (erro ou informação), atividades que estão presentes no procedimento ou evento. Por ultimo tem um campo de pesquisa para a descrição.
Outra aba que é importante, ao lado da aba "log", é a aba "Variáveis". Ali é possível ver todas as variáveis do processo, bem como seu valor atual.
Clicando com o botão direito em cima de uma variável, aparece a opção "Rastrear alterações", essa opção mostrará todos os momentos em que o valor dessa variável mudou.