Configurar filial e usuário publico
Para que seja possível abrir instâncias de processos no DOX Portal, é necessário configurar uma filial ao usuário logado do colaborador ou definir uma filial pública. Neste caso, se houver uma filial pública definida, não é necessariamente obrigatório configurar uma filial ao usuário logado.
Quando essas configurações não são feitas, o usuário que tentará iniciar uma nova instância de um processo, verá essa mensagem:
Criação de filial:
Acesse Configurações > Matriz / Filial > Novo [F2] e realize o cadastro da nova matriz preenchendo as informações em seu cadastro:
Caso o cliente não tenha uma filial publica oficialmente, pode ser criada uma nova filial por ali com o nome "FILIAL PUBLICA" ou algum outro descritivo.
Criação de Usuário Publico:
Acesse Processos > Colaboradores> Novo [F2] e realize o cadastro do novo usuário preenchendo as informações em seu cadastro. Geralmente é criado por padrão o usuário de nome "PUBLICO".
- Na aba "Identificação" colocar o nome "PUBLICO (NÃO INATIVAR)";
- Na aba "Adicionais" colocar o USER NAME "PUBLICO" e uma senha padrão.
Preencher os outros campos obrigatórios e finalizar o cadastro.
Configuração nos parâmetros:
Para configurar a filial e usuário público, no Dox Estúdio:
- Acessar as Configurações, Parâmetros gerais - DOX;
- Definir nos campos Filial pública e Usuário público, a filial e usuário criados anteriormente:
Caso de uso:
Atualmente é possível configurar a permissão Quem pode iniciar instâncias deste processo para Acesso público em processo BPM.
Dessa forma, mesmo sem o login para a colaboração do processo, o sistema vai entender que quem de fato colaborou com o BPM foi o usuário que configuramos nos parâmetros gerais.
Em processo automáticos também é utilizado o usuário configurado para realizar a "colaboração automática". Isso pode ser consultado no log da instância de negócio no DOX estúdio.