Ir para o conteúdo principal

Comissão nos processos de vendas

Aqui vamos verificar como parametrizar as operações de vendas para que a comissão seja calculada corretamente, essas operações irão funcionar de acordo com os cadastros de comissões destacados na página (Cadastros de Comissões no ERP).

Operações que Calculam a Comissão

Dentro do sistema Ema ERP, temos alguns locais onde precisamos realizar algumas configurações para dar início ao uso efetivo das comissões nos processos de venda, que seriam:

  • Pedido de venda:  Para casos em que o cliente ou empresa use os pedidos de venda em sua operação.
  • Notas de saída: Necessário configurar nas transações de notas de saída, para que a comissão seja gerada de acordo com a necessidade do cliente
  • Notas de entrada: Para os casos onde hajam devoluções de venda, e seja necessário realizar os estornos das comissões geradas
Pedido de Venda

Nas transações de pedidos de venda, localizado em configurações -> registros de operações e painéis -> tipo transação vendas -> pedido de venda -> podemos habilitar 2 parâmetros, para permitir editar o % de comissão dos itens, ou até mesmo definir no pedido um valor de comissão.

image-1722014514857.png

Marcando essas opções na transação desejada, ao criar ou editar um pedido, vamos visualizar na tela de pedido novos campos: Valor comissão, no cabeçalho e também o % comissão na grade de itens:

image-1722434076725.png

Quando usamos os campos de comissão editáveis, devemos ter em consideração que um irá afetar o outro, por exemplo, se alteramos o % de comissão do item, ao finalizar o pedido será recalculado o valor total de comissão, e caso alteremos o valor total da comissão no cabeçalho, o % e valores de comissão dos itens serão recalculados também.

Nota fiscal de Saída

Nas transações de notas fiscais de saída, localizado em configurações -> registros de operações e painéis -> tipo transação vendas -> notas fiscais de saída.

transação nfs comissão.gif

Quando vamos até a aba opções, no fim da tela, vamos poder visualizar duas opções para o cálculo de comissão:

  • Gera comissão com status: Aqui temos as opções:
    • Liberado: quando a nota for finalizada, a comissão já estará liberada para o vendedor por exemplo.
    • Cobrança: Só será liberado a comissão quando o título gerado a partir da nota fiscal for liquidado/cobrado no módulo de finanças.

Essa opção levará em conta o que está configurado no cadastro do vendedor/representante, caso no cadastro esteja para ser conforme a transação, aí sim será considerado o que foi selecionado na transação.

  • Recalcula comissão do Pedido: Esse parâmetro ao ser marcado, quando realizado o faturamento, vai recalcular a comissão que está no pedido de venda com bases nos % de comissões (tabela de preço, vendedor, item...) de acordo com a hierarquia de comissão.

Caso esta opção esteja marcada, é importante lembrar que se o pedido estiver com valores ou % de comissões informados manualmente, de acordo com parâmetro da transação de pedidos, a comissão será recalculada, desconsiderando o valor do pedido.

Nota fiscal de Entrada

Nas transações de notas fiscais de entrada, localizado em configurações -> registros de operações e painéis -> tipo transação compras-> notas fiscais de entrada, temos a opção para estornar a comissão, pois há casos em que é definido que se o cliente devolver uma mercadoria ou toda a nota de venda, é preciso estornar a comissão do vendedor/representante ou televendas.

image-1722445895569.png