Rejeição 521
Descrição
Rejeição: Operação Interna e UF do emitente difere da UF do destinatário/remetente contribuinte do ICMS.
Regra de validação SEFAZ
Operação Interna (idDest=1) e UF emitente diferente da UF do destinatário/remetente e destinatário/remetente contribuinte doICMS (indIEDest=1).
- Exceção 1: A regra de validação não se aplica se a tag UFCons (id:LA06) foi informada com a mesma UF do emitente. (NT 2010/007).
- Exceção 2: A regra de validação não se aplica se a operação é presencial (tag:indPres=1 -Operação presencial) e não possui frete (tag: modFrete=9 -Sem frete).(NT 2011/004).
Observação: No caso da NFC-e, a informação do endereço do destinatário é opcional. Considerar a UF do destinatário como sendo a mesma UF do emitente (operação interna). (NT 2015.002).
Possível solução ERP
Acessar ERP > Selecionar a nota > Caso a operação seja dentro do estado, verificar a UF do cadastro do destinatário e ajustar para a mesma UF da venda, em: Vendas > Clientes > campo "UF" e editar.
Caso a operação seja fora do estado, confirmar o CFOP correto com a contabilidade e acessar: Configuração > Tipo transação vendas/compras > Notas fiscais de saída/compra > duplo clique na transação > aba "CFOP" > adicionar o CFOP.
Após retornar na nota > Reabrir e editar a mesma para o CFOP em questão. Caso não esteja disponível, é necessário cancelar a nota e emitir uma nova nota.